Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22003
Título: Fisioterapia em pacientes com lesão medular: Uma revisão de literatura
Autor(es): Farias, Rafaela Nogueira de
Palavras-chave: Lesão medular
Reabilitação
Fisioterapia
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: A lesão medular é caracterizada como um agravo à medula espinhal, podendo causar impacto e alterações motoras, sensitivas, autonômicas e psicoafetivas. Algumas escalas são utilizadas para classificar a lesão e, de acordo com essa classificação e fase da reabilitação, é realizado o protocolo de tratamento fisioterapêutico para restabelecimento desses pacientes, objetivando maior independência funcional. Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico de artigos científicos publicados nos últimos 07 anos, que abordam a fisioterapia na reabilitação funcional de pacientes que sofreram lesão medular, em todas as fases da reabilitação, envolvendo todos os níveis de lesão. Metodologia: O estudo tratou-se de uma revisão da literatura nas bases de dados Lilacs, PubMed, PEDro, Scielo, BVS e Medline, utilizando os descritores: spinal cord injury and rehabilitation and physiotherapy / lesão medular e reabilitação e fisioterapia, em português e em inglês, artigos publicados entre os anos de 2011 e 2018. Os critérios de inclusão foram artigos com informações sobre o processo de reabilitação de pacientes com lesão medular e sobre a utilização da fisioterapia nesse tratamento, quer seja ela funcional ou respiratória, e ensaios clínicos randomizados em humanos. Resultados e discussões: Após a análise dos resumos e textos completos disponíveis, 25 artigos foram incluídos neste estudo com reabilitação para marcha, para mãos e funções cardiorrespiratórias, na fase aguda, subaguda ou crônica. Na fase aguda, o tratamento mais eficaz foi direcionado para as funções cardiorrespiratórias e para reabilitação da marcha com o uso da eletroestimulação. Já na fase subaguda, a marcha foi favorecida pelo uso da esteira com suporte de peso corporal. Nas lesões subagudas e crônicas, a marcha foi mais bem estimulada com pista visuotemporal. Nesta fase, a reabilitação da marcha foi favorecida pelo uso de dispositivo robótico. Na fase crônica, o uso da eletroestimulação ainda é controverso. A função cardiopulmonar também foi favorecida nesta fase. Por fim, ao se tratar da reabilitação das mãos, o uso de luvas macias robóticas foi à opção mais indicada, favorecendo o movimento de preensão. Conclusão: A fisioterapia para os pacientes com lesão medular é necessária, eficaz e eficiente, proporcionando maior independência funcional e melhoras na qualidade de vida, o que favorece questões como atividade e participação.
Descrição: FARIAS, R. N. de. Fisioterapia em pacientes com lesão medular: Uma revisão de literatura. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22003
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Nogueira de Farias.pdfPDF - Rafaela Nogueira de Farias1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.