Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22004
Título: Perfil toxicológico e interações medicamentosas do Boldo-do-Chile (Peumus boldus Molina)
Autor(es): Almeida, Emanuel Falcão
Palavras-chave: Fitoterapia
Toxicidade
Interações medicamentosas
Teratogenicidade
Data do documento: 14-Mai-2019
Resumo: Peumus boldus Molina, popularmente conhecido como boldo, é encontrado na farmacopéia oficial do Brasil, Chile, Alemanha, Espanha, Portugal e Suíça como referência no tratamento de doenças do fígado. É popularmente usado em casos de hepatite, cólica hepática, litíase biliar, distúrbios intestinais, reumatismo, má digestão, astenia, dispepsia, inapetência e outras desordens. Apesar dos benefícios obtidos através da ingestão do boldo, complicações à saúde podem advir do consumo dessa planta medicinal. Desta forma, o presente estudo objetivou analisar as evidências científicas sobre o uso de Peumus boldus Molina em relação à sua toxicidade e as interações medicamentosas associadas ao seu uso, através de uma revisão sistemática da literatura. Nos 30 artigos analisados foi possível compreender que as principais intercorrências relacionadas a ingestão do boldo e seus componentes são oriundas da presença de contaminantes externos, microorganismos e metais pesados na sua folha, ou compostos encontrados naturalmente na planta, possuindo potencial hepatotóxico, teratogênico e abortivo. Ainda, a ingestão do boldo pode ocasionar interações medicamentosas com anticoagulantes orais, desse modo impedindo a síntese de tromboxano A, aumentando assim o risco de sangramento; e quando utilizado concomitantemente com medicamentos hepatotóxicos, como a amiodarona, atorvastatina, carbamazepina, diclofenaco e paracetamol, pode agravar os danos ao tecido hepático. Contudo, é necessário que mais estudos sejam desenvolvidos no intuito de ser analisado outras alterações no organismo decorrentes do consumo do boldo.
Descrição: ALMEIDA, E. F. Perfil toxicológico e interação medicamentosas do boldo-do-Chile (Peumus boldus Molina). 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22004
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuel Falcão Almeida.pdfPDF - Emanuel Falcão Almeida1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.