Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22007
Título: Desenvolvimento de comprimido mucoadesivo contendo extrato de Ximenia americana L para tratamento de afecções fúngicas bucais
Autor(es): Silva, Milena Nogueira da
Palavras-chave: Polímeros
Candidíase bucal
Mucoadesivo
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: A candidíase bucal trata-se de uma infecção fúngica causada por espécies do gênero Candida. Diversas desvantagens tem sido relatadas no tratamento convencional, como resistência fúngica e pouca capacidade residual dos medicamentos de uso tópico, dessa forma, o uso de polímeros mucoadesivos mostra-se como uma abordagem promissora no desenvolvimento de novos fármacos com objetivo de superar a remoção eficiente da cavidade bucal. A incorporação de fármacos em sistemas de mucoadesivos de liberação controlada pode potencializar o efeito terapêutico por permitir o maior contato entre o agente terapêutico e o local de ação. A Ximenia americana L. é conhecida por suas propriedades medicinais e é utilizada no semiárido nordestino principalmente como antimicrobiano A Ximenia americana L. é conhecida por suas propriedades medicinais e é utilizada no semiárido nordestino principalmente como antimicrobiano. Desta forma, este trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar as propriedades físico-químicas de comprimidos mucoadesivos contendo X. americana L utilizando o polímero hidroxipropilmetilcelulose (HPMC). A partir de prévios estudos de compatibilidade, selecionou-se os excipientes para compor três formulações, diferindo nas concentrações do HPMC para avaliar as propriedades de fluxo e selecionar a formulação para obter os comprimidos. Foi realizado o controle de qualidade dos comprimidos, avaliando peso médio, uniformidade de conteúdo, dureza média, friabilidade, força de mucoadesão e perfil de liberação in vitro. Obteve-se 1 lote de 100 comprimidos que apresentou peso médio de 271,35 mg uniformidade de conteúdo entre 91,1 e 106,7 %, dureza média de 13,73 N, friabilidade de 0,67%, em conformidade com a variação preconizada, força de mucoadesão in vitro adequada de 0,177 ± 0,011 N. O perfil de liberação demonstrou que após 15 min 30,34% do extrato foi liberado, atingindo após 6 horas o valor de 83,34%. Os resultados mostraram uma nova alternativa terapêutica de fitoterápicos para o tratamento da candidíase bucal, com garantia de qualidade do produto final.
Descrição: SILVA, M. N. da. Desenvolvimento de comprimido mucoadesivo contendo extrato de Ximenia americana L para tratamento de afecções fúngicas bucais. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22007
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Milena Nogueira da Silva.pdfPDF - Milena Nogueira da Silva1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.