Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22008
Título: Ensino de ciências na escola de surdos de Gado Bravo – Paraíba
Autor(es): Silva, Jardel Gomes da
Palavras-chave: Surdos
Educação inclusiva
Ensino de Ciências
LIBRAS
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: Durante muito tempo o surdo foi deixado à margem da sociedade, sendo marcado por preconceitos e tendo as mais grotescas formas de tratamento. Além disso, a identidade, a cultura e a língua natural dos surdos foram rejeitadas pela sociedade ouvinte por um longo período de tempo, mas que com o passar do tempo, com os debates educacionais, novas discussões acerca da educação de surdos foram desenvolvidas, mudando as concepções existentes sobre esses sujeitos. Nesse cenário, cabe pensar, de modo mais específico, tendo em vista que se trata do tema do presente estudo, a educação dos surdos e o processo de inclusão deste, tendo em vista que se trata de uma trajetória educacional acompanhada por diversas implicações sociais. Esse raciocínio só é possível por conta que alguns lugares, como a cidade de Gado Bravo, oferta uma educação exclusiva para a pessoa surda, e através dessa é educação o surdo passa a senti parte da sociedade, como os cidadãos ouvintes e fazendo com que as pessoas ouvintes mude sua visão negativa sobre o surda acreditando e respeitando mais o potencial do surdo e tratando-os como um cidadão comum, capaz de construir sua própria história nesse mundo em que sofremos tanto com o preconceito. Diante disso, temos como objetivo do presente trabalho analisar o ensino de ciências na escola de surdos de Gado Bravo, Paraíba. Para tanto, utilizamos uma entrevista com a diretora e a professora de ciências da referida escola. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, tendo em vista o levantamento de estudo já desenvolvidos na área de educação especial, como: Dias (2007), Fernandes (2005) e Santana (2004), bem como Leis e Diretrizes sobre educação especial e inclusão. Os resultados mostraram que a disciplina de ciências é ministrada em LIBRAS, como primeira língua, e que existem termos que não tem sinais ou o professor não conhece. Portanto, precisa conhecer mais sinais da disciplina de ciências para facilitar o processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina. Destacamos que o ensino de ciências é mais um elemento no processo de desenvolvimento e crescimento intelectual da pessoa surda e por isso se torna tão necessário e importante. Se observamos a muito pouco tempo atrás o surdo não poderia nem expressar sua língua materna, mas hoje já é possível enxergar os avanços nessa área, pois o método bilíngue vem crescendo em todo o mundo, como também a língua de sinais (LIBRAS), vem em ascensão segundo os que estudam o tema da surdez no mundo.
Descrição: SILVA, J. G. da. Ensino de ciências na escola de surdos de Gado Bravo – Paraíba. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22008
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jardel Gomes da Silva.pdfPDF - Jardel Gomes da Silva1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.