Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22011
Título: Avaliação do conhecimento da população do município de Serraria-PB acerca do descarte de medicamentos
Autor(es): Araújo, Adolf Hitler Cardoso de
Palavras-chave: Resíduos de medicamentos
Impactos ambientais
Descarte de medicamentos
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: A indústria farmacêutica é uma das principais atividades que movimentam a economia global, isto em decorrência do alto crescimento populacional, da evolução na compreensão de patologias e das contínuas pesquisas envolvendo diversas substâncias que podem ser aplicadas de forma terapêutica. Esses fatores influenciam diretamente em um maior controle de doenças que é decorrente da constante produção, liberação e utilização de medicamentos que possuem a finalidade de prevenir, tratar, aliviar ou diagnosticar. Por isso, torna-se natural o acúmulo de resíduos de medicamentos que necessitam ser descartados de forma correta, porém, isto não ocorre e os mesmos são liberados no meio ambiente, ocasionando assim danos nocivos pela alta variabilidade de substâncias existentes em sua composição. Tendo em vista que o Brasil é um dos maiores consumidores mundiais de medicamentos é preciso estudar e compreender como e onde essas substâncias estão encerrando o seu ciclo de vida. Pela necessidade da continuidade de pesquisas acerca do descarte de medicamentos e por se tratar de um problema de saúde pública e ambiental, este trabalho teve como principal objetivo realizar um diagnóstico do conhecimento da população do município de Serraria localizado no Estado da Paraíba acerca do descarte de medicamentos e dos possíveis danos gerados pela aplicação de formas inadequadas de disposição. Por meio da aplicação de questionários aos moradores do citado município foi possível confirmar a existência do descarte inadequado de medicamentos em locais que não estão preparados para essa exposição, sendo o lixo comum utilizado como principal forma de descarte no município estudado. A ausência de informação e divulgação acerca do descarte inadequado e dos impactos ambientais gerados pelos medicamentos se mostrou de forma bastante notória, por isso, torna-se necessário empregar de forma eficiente a educação e conscientização ambiental para que hábitos corretos sejam usados pelos moradores.
Descrição: ARAÚJO, A. H. C. de. Avaliação do conhecimento da população do município de Serraria-PB acerca do descarte de medicamentos. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22011
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adolf Hitler Cardoso de Araújo.pdfPDF - Adolf Hitler Cardoso de Araújo716.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.