Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22013
Título: Avaliação do uso da fibra do sisal, como adsorvente para o tratamento de águas residuárias do processo de tingimento de indústrias têxteis
Autor(es): Couto, Arthur Cantalice
Palavras-chave: Adsorvente
Fibra do Sisal
Recursos hídricos
Indústrias têxteis
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: Com a necessidade de atender à crescente demanda de produtos e serviços, as indústrias têm, muitas vezes, feito uso indiscriminado e irreversível de recursos naturais. Dentre os mais variados setores industriais, destacam-se as indústrias têxteis, em especial pela quantidade de água utilizada e dificuldade no tratamento dos efluentes gerados. Com o intuito de mitigar a contaminação dos recursos hídricos, tem-se buscado desenvolver alternativas para o tratamento desses efluentes, a exemplo da adsorção, principalmente utilizando materiais de baixo custo e fácil obtenção. Sendo assim, no presente trabalho avaliou-se a fibra do sisal como um adsorvente alternativo no tratamento de efluentes têxteis com a presença de corantes da cor laranja. A fim de se verificar a influência do pH no processo, os experimentos foram realizados utilizando soluções de pH 4,0 e 7,0, respectivamente. Inicialmente, realizou-se um planejamento fatorial do tipo 2³ com as variáveis massa de adsorvente, concentração da solução e tempo de contato em relação as respostas: quantidade adsorvida (qt) e porcentagem de remoção de corante (% Rem). Com isso, se verificou que para qt, todas as variáveis foram estatisticamente significantes para o processo com intervalo de confiança de 95%, já para a remoção de corante, apenas a concentração não foi significante. Além disso, a solução mais ácida apresentou melhor porcentagem de remoção do corante. No estudo da cinética de adsorção, as amostras, sob agitação de 60 rpm, foram coletadas a cada cinco minutos em um total de 60 minutos. Os resultados obtidos foram ajustados aos modelos cinéticos de pseudo-primeira ordem e pseudo-segunda ordem, ficando o segundo melhor ajustado aos dados em ambas as faixas de pH, apresentando maior R². No estudo do equilíbrio de adsorção, as soluções, em diferentes diluições, permaneceram 180 minutos sob agitação de 60 rpm. Os dados obtidos foram aplicados as isotermas de Langmuir e Freundlich. Levando-se em consideração os valores de R², se verificou que a solução de pH 4,0 foi melhor representada pelo modelo de Langmuir e a solução de pH 7,0 foi melhor ajustada pela isoterma de Freundlich. Sendo assim, a fibra do sisal se mostrou eficaz como bioadsorvente do corante têxtil da cor laranja nas condições experimentais estudadas.
Descrição: COUTO, A. C. Avaliação do uso da fibra do sisal, como adsorvente para o tratamento de águas residuárias do processo de tingimento de indústrias têxteis. 2019. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22013
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Cantalice Couto.pdfPDF - Arthur Cantalice Couto2.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.