Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22014
Título: Avaliação da eficácia de remoção de bactérias termotolerantes e esporos de bactérias aeróbias com o emprego de diferentes agentes desinfetantes
Autor(es): Oliveira, Camilla Soares
Palavras-chave: Esporos de bactérias aeróbias
Hidrogeron
Tratamento de água
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: A água tem um papel de extrema importância para os seres vivos em geral, logo, deve-se atentar a diversos cuidados que vão desde sua captação nos mananciais e aquíferos até o seu uso e descarte pela população. Diante disso, criaram-se diversas legislações a fim de preservar e atenuar o uso inadequado deste recurso. O presente trabalho teve como objetivo estudar a eficiência da solução oxidativa produzida pelo gerador eletroquímico Hidrogeron e o dicloroisocianurato de sódio na remoção de bactérias termotolerantes e esporos de bactérias aeróbias (EBA) na etapa de desinfecção em três Estações de Tratamento de Água para abastecimento humano. As águas para análise partiram de três estações distintas do Estado da Paraíba. Após a coleta, as alíquotas foram submetidas ao processo de desinfecção com dicloroisocianurato de sódio e solução oxidativa hidrogeron e, posteriormente, foi avaliado o processo de remoção de bactérias termotolerantes e esporos de bactérias aeróbias por meio do método de membrana filtrante com ágar m-TEC e membrana filtrante, respectivamente. A partir dos dados experimentais foram construídos gráficos comparativos da remoção de bactérias em função do tempo de contato para cada dosagem. Observou-se através dos gráficos que a taxa de remoção de EBA foi inferior à de termotolerantes. Além disso, no tempo de 20 minutos a solução oxidativa hidrogeron mostrou-se mais eficiente na remoção das bactérias termotolerantes e EBA. Este fato aponta que o processo de remoção de bactérias termotolerantes não indica ausência total de esporos de bactérias aeróbias, concluindo-se que os EBA’s podem ser indicadores de qualidade da água.
Descrição: OLIVEIRA, C. S. Avaliação da eficácia de remoção de bactérias termotolerantes e esporos de bactérias aeróbias com o emprego de diferentes agentes desinfetantes. 2019. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22014
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camilla Soares Oliveira.pdfPDF - Camilla Soares Oliveira1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.