Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22017
Título: Estimativa da poluição atmosférica veicular na zona urbana de Campina Grande nos anos de 2016 a 2018
Autor(es): Nascimento, Lidiane Ramos do
Palavras-chave: Gases poluentes
Veículos automotores
Poluição atmosférica
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: A poluição atmosférica traz efeitos negativos à saúde do homem e ao meio ambiente, principalmente pela queima de combustíveis fosseis, para geração de energia. Existem diversas atividades que acarretam tais impactos, dentre elas podemos citar as indústrias e os automóveis, sendo estes grandes responsáveis pela emissão de diversos poluentes na atmosfera. Com o aumento da frota de veículos automotores temos o agravamento da situação. Nesse cenário, os lançamentos gerados pelos ônibus coletivos na cidade, apesar de serem em menor quantidade que os veículos circulantes, lançam diversos gases nocivos. Diante do exposto, o presente trabalho, tem como objetivo estimar a geração dos poluentes: Material Particulado (MP); Dióxido de Enxofre (SO2); Monóxido de Carbono (CO); Ozônio (O3) e Oxidantes Fotoquímicos; Hidrocarbonetos (HC); Óxidos de Nitrogênio (NO) e Dióxido de Nitrogênio (NO2), lançados pelo transporte público da cidade de Campina grande, assim como seus impactos no meio ambiente e a saúde da população. Para tal, foram utilizados estudos, pesquisas, artigos e inventários, além de dados da frota e população. Através do questionário aplicado junto à população, observa-se os efeitos negativos sobre a saúde da mesma, com relatos sobre diversas doenças do trato respiratório, dor de cabeça, alergias, entre outras, todas relacionadas à liberação dos poluentes da frota na região.
Descrição: NASCIMENTO, L. R. do. Estimativa da poluição atmosférica veicular na zona urbana de Campina Grande nos anos de 2016 a 2018. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22017
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane Ramos do Nascimento.pdfPDF - Lidiane Ramos do Nascimento1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.