Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22023
Título: Desenvolvimento, caracterização físico-química e avaliação da atividade antimicrobiana de um sistema microemulsionado contendo óleo essencial de Melaleuca alternifolia Cheel
Autor(es): Rocha, Beatriz Patrício
Palavras-chave: Lesões cutâneas
Microemulsões
Resistência microbiana
Produtos naturais
Data do documento: 19-Nov-2019
Resumo: Lesões cutâneas podem resultar em um quadro infeccioso, havendo necessidade de tratamento com antimicrobianos. Com o crescente aumento da resistência microbiana, uma mudança de paradigma no tratamento de doenças infecciosas é necessária para evitar que os antibióticos se tornem obsoletos e o uso de produtos naturais é uma alternativa que deve ser considerada. O óleo essencial de Melaleuca alternifolia Cheel (OEM) possui propriedade antimicrobiana e é bastante incorporado como ingrediente ativo em formulações tópicas para o tratamento de lesões cutâneas. As microemulsões (ME) são sistemas capazes de compartimentar ativos de diferentes solubilidades, e assim possibilitam a incorporação de óleos essências, os direcionando para sítios de ação farmacológica e contornando pontos como solubilidade e volatilidade. Este trabalho teve como objetivo desenvolver, caracterizar e avaliar a atividade antimicrobiana de ME contendo OEM. As formulações foram obtidas a partir do desenvolvimento do diagrama de fases pseudotérnario (DFPT) e caracterizadas pelas análises de aspecto macroscópico, pH, índice de refração (IR), condutividade e tamanho médio das gotículas (TMG). Também foram realizados testes de estabilidade preliminar, contemplando as análises de centrifugação, estresse térmico e ciclo resfriamento/aquecimento. Por último foi avaliado seu potencial antimicrobiano utilizando a técnica de microdiluição para determinação da concentração inibitória mínima (CIM) de cepas ATCC de Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Candida albicans. O DFPT foi construído utilizando a mistura de tensoativos (Kolliphor® HS15 e Span® 80), na proporção de 9:1, como fase oleosa o miristato de isopropila e como fase aquosa a água destilada. A partir dele, foi selecionada uma formulação classificada visualmente como ME e incorporado o OEM na concentração de 5%. As formulações sem e com o óleo essencial (ME-BR e ME-OEM) apresentaram-se como sistemas límpidos e estáveis. Os valores encontrados de pH das formulações desenvolvidas foi em torno de 6,0 para as ME com e sem o OEM, o que indica compatibilidade para administração cutânea. Além disso, a condutividade de 195,56 ± 8,2 μS/cm e 199,0 ± 0,49 μS/cm e o índice de refração 1,382 ± 0,00 e 1,385 ± 0,00 para ME-BR e ME-OEM, respectivamente, sugerindo um sistema O/A. O TMG dos sistemas foi de 24,96 ± 0,10 nm e 24,58 ± 0,41 nm para ME-BR e ME-OEM, respectivamente, demonstrando ser de fato ME. As formulações apresentaram boa estabilidade diante dos testes de centrifugação e ciclo resfriamento/aquecimento. Foi verificado que a ME-OEM demonstrou ser eficaz in vitro contra E. coli, P. aeruginosa, S. aureus e C. albicans, com CIM de 25 mg/mL; 12,5 mg/mL; 25 mg/mL e 1,56 mg/mL, respectivamente. Portanto, a ME-OEM como um sistema estável e adequado para uso tópico, pode oferecer uma nova alternativa ao tratamento de infecções cutâneas.
Descrição: ROCHA, B. P. Desenvolvimento, caracterização físico-química e avaliação da atividade antimicrobiana de um sistema microemulsionado contendo óleo essencial de Melaleuca alternifolia Cheel. 2019. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22023
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Patrício Rocha.pdfPDF - Beatriz Patrício Rocha1.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.