Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22025
Título: Carreadores lipídicos nanoestruturados funcionalizados com ácido fólico contendo doxorrubicina
Autor(es): Jorge, Emmily Oliveira
Palavras-chave: Doxorrubicina
Carcinoma
Antraciclina
Carreador lipídico
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: A doxorrubicina (DOX), um antibiótico da classe das antraciclinas, tem sido usada com êxito no tratamento de carcinoma de mama, pulmão, bexiga, tireóide e ovário. Contudo, em razão de sua inespecificidade, provoca efeitos colaterais severos tais como cardiotoxicidade, mielossupressão e atrofia. Visando contornar estas desvantagens, as pesquisas farmacêuticas estão sendo desenvolvidas a fim de melhorar as propriedades biofarmacêuticas do fármaco, mediante sua incorporação em sistemas nanoestruturados. Carreadores lipídicos nanoestruturados (CLN), podem ser promissores para administração de DOX, uma vez que aumentam sua estabilidade, capacidade de incorporação e promovem liberação sustentada do fármaco e são biocompatíveis. Além disso, os CLN podem ser preparados com sua superfície catiônica e funcionalizados com ácido fólico (AF). Desta forma, possibilitam aumentar a seletividade em tecidos específicos, diminuindo os efeitos colaterais nos tecidos sadios. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e caracterizar CLN catiônicos funcionalizados ou não com AF contendo DOX para futura aplicação no tratamento do câncer de mama. A primeira etapa deste trabalho consistiu na síntese de uma nova molécula, partindo das moléculas de ácido fólico e o polímero PF-127. As técnicas de espectrometria de infravermelho (IV), Espalhamento dinâmico de luz (DLS) e Microscopia eletrônica de varredura (MEV) foram utilizadas para caracterização dos CLN desenvolvidos. Os resultados de IV demonstraram que os grupos carboxílicos do AF e PF-127 reagiram, resultando em uma nova ligação éter, indicando a formação do complexo AF-PF127. Posteriormente, os CLN foram desenvolvidos utilizando essa molécula. O DLS revelou que os diâmetros dos CLN, CLN-DOX, CLN–AF e CLN–DOX–AF foram de 135, 127, 130 e 160 nm, respectivamente. Esses valores permaneceram-se estáveis ao longo de 90 dias. O potencial zeta apresentou valores positivos, devido ao brometo de cetrimônio, o tensoativo amônio quaternário catiônico utilizado para a obtenção dos CLN. Finalmente, as Fotomicrografías de MEV apresentaram partículas com morfologias esféricas e sem aglomerados. Os tamanhos corroboram com os encontrados no DLS. Os resultados demonstraram que foi possível desenvolver CLN catiônicos funcionalizados com estabilidade física, partículas esféricos e tamanhos nanométricos, características essas adequadas para administração endovenosa. Assim, futuros ensaios serão realizados, particularmente ensaios biológicos in vitro de citotoxicidade, avaliação da internalização celular dos CLN em modelo de câncer de mama, visando avaliar a eficácia desses sistemas.
Descrição: JORGE, E. O. Carreadores lipídicos nanoestruturados funcionalizados com ácido fólico contendo doxorrubicina. 2019. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22025
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emmily Oliveira Jorge.pdfPDF - Emmily Oliveira Jorge940.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.