Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22027
Título: Uso das histórias em quadrinhos no ensino de Química na perspectiva CTS-Arte
Autor(es): Domingos, José Raul da Silva
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Ensino de Química
Recursos didáticos
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: O objetivo desta monografia é apresentar um estudo crítico sobre a utilização das histórias em quadrinhos nas salas de aula como uma ferramenta didática para o ensino de química, abordando elementos referentes a criatividade, ensino e a inspiração artística que são expostas aos estudantes. As histórias em quadrinhos são sequências de pictografias que possuem uma narrativa através de balões de fala. Existem diversos tipos de histórias em quadrinhos, sendo pertinente a região de origem, como as comics dos EUA, os mangás do Japão, as bandas desenhadas de Portugal e as HQs do Brasil. Trabalha-se também com a utilização de animações feitas adaptando-se histórias em quadrinhos, onde trabalhando com uma imersão ainda maior devido a inserção de movimento contínuo e a sonoplastia, consequentemente trazendo uma nova forma de aprendizagem. Dentro desta lógica, o artigo trabalha com elementos que podem ser considerados fundamentais para um aprendizado diferenciado em sala de aula, pois ele insere novas ferramentas didáticas que podem ser trabalhados e debatidos por professores e alunos, além de que ao trabalhar com quadrinhos trabalhamos com outros elementos, como interpretação, desenvolvimento artístico, criatividade. A inserção de quadrinhos e de seus gêneros em sala de aula traga um envolvimento maior dos alunos em sala de aula e um prazer maior em ler e aprender.
Descrição: DOMINGOS, J. R. da S. Uso das histórias em quadrinhos no ensino de Química na perspectiva CTS-Arte. 2019. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22027
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Raul da Silva Domingos.pdfPDF - José Raul da Silva Domingos7.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.