Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22041
Título: Termodinâmica do buraco negro BTZ
Autor(es): Candido, Deivyson Anderson Silva
Palavras-chave: Termodinâmica
Buraco negro
Equações de Einstein
Métrica de BTZ
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: Em 1915, Einstein chegou a publicar a Teoria da Relatividade Geral (TRG), fundamentada nos princípios da equivalência e covariância geral, baseado nesses princípios Einstein chegou a concluir que a geometria do universo não é plana, como também o tempo não é absoluto, mas ambos se combinam em um espaço-tempo curvo em (3+1) dimensões, sendo três dimensões espaciais e uma temporal e de acordo com Einstein, a presença de matéria ou energia deforma o espaço-tempo a sua volta. Embora a TRG tenha sido proposta em um espaço em (3+1) dimensões, alguns autores obtiveram algumas soluções derivadas das equações de campo, considerando um espaço-tempo em (2+1) dimensões. Uma dessas soluções foram obtidas por Bañados, Teitelboim e Zaneli, considerando uma constante cosmológica negativa para um corpo esfericamente simétrico em rotação, onde foi encontrado uma solução conhecida como a métrica de BTZ, segundo alguns estudos apontam que, a métrica apresenta um horizonte de eventos, de tal modo que se o raio de distribuição de massa for menor que o raio do horizonte de eventos, se formará o chamado Buraco Negro BTZ. Neste trabalho, apropriando-se que toda massa se concentra em um único ponto, faremos um estudo sobre Termodinâmica do Buraco Negro BTZ, onde discutiremos alguns fenômenos importantes como temperatura Hawking e entropia, antes disso encontraremos a métrica de BTZ usando dois métodos, um deles chamado Algoritmo de Newman-Janis, e outro denominado "atalho de Giampieri".
Descrição: CANDIDO, D. A. S. Termodinâmica do buraco negro BTZ. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22041
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Deivyson Anderson Silva Candido.pdfPDF - Deivyson Anderson Silva Candido541.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.