Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22042
Título: O ensino de termometria por meio da experimentação de baixo custo: Incentivando a conscientização ambiental
Autor(es): Lima, Maria Sílvia Santos de
Palavras-chave: CTSA
Experimentação
Termometria
Ensino de Física
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: A experimentação de baixo custo, representa uma importante estratégia atualmente para a inserção do ensino problematizador em aulas de Física, possibilitando assim meios para um ensino atrativo e condizente com a realidade dos educandos. Sendo utilizada no presente trabalho em paralelo à abordagem em ensino Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que está ligada ao processo de educação ambiental na formação do cidadão. Este trabalho objetiva relatar a experiência de aulas ministradas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), na qual foi trabalhada uma proposta para o ensino de Termometria no ensino médio. Mas também visa sugerir uma segunda proposta de ensino que pode ser executada de forma complementar, que busca despertar a conscientização ambiental dos alunos, relacionando-a aos materiais recicláveis utilizados no experimento. Para realização deste trabalho foi atendida uma escola localizada na cidade de Campina Grande-PB e teve como público alvo, 32 alunos de uma turma da 2ª série do ensino médio, na qual foi realizada intervenção com período total de três horas-aula, em que foi feita a construção do termômetro com materiais de baixo custo. A intervenção realizada resultou em uma maior participação e consequentemente atratividade dos alunos ao tema da aula, despertando maior criticidade e possibilitando apropriação dos conhecimentos para uma formação cidadã, a fim de que possam contribuir para melhorias no contexto que estão inseridos.
Descrição: LIMA, M. S. S. de. O ensino de termometria por meio da Experimentação de baixo custo: Incentivando a conscientização ambiental. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22042
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Sílvia Santos de Lima.pdfPDF - Maria Sílvia Santos de Lima1.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.