Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22048
Título: Um olhar sobre o serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) em situações de emergências psiquiátricas
Autor(es): Borges, Camila Barbosa
Palavras-chave: Profissionais de saúde
Emergências psiquiátricas
Atendimento pré-hospitalar
Data do documento: 22-Nov-2019
Resumo: No âmbito da saúde mental, a assistência às crises psíquicas representa um grande desafio para os serviços de atenção à saúde, principalmente para o Serviço de Atendimento às Urgências. Muitos profissionais ainda preservam resquícios do pensamento manicomial, interferindo diretamente na produção do cuidado e na compreensão do que representa a Rede de Atenção Psicossocial. Com o objetivo de analisar o atendimento às emergências psiquiátricas pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município de Campina Grande. Realizou-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Participaram do estudo 12 enfermeiros que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Os dados foram coletados através de entrevista. Os depoimentos dos participantes foram transcritos e submetidos à análise de conteúdo. Como resultados, as categorias que surgiram foram: Concepções da emergência psiquiátrica sob a ótica do enfermeiro; Necessidade de suporte da Polícia Militar; Abordagem centrada na família; Abordagem centrada na segurança da equipe; Desconhecimento dos protocolos e/ou não utilização; Adoção de condutas clínicas para atendimento às emergências psiquiátricas; Assistência humanizada; Facilidades e dificuldades nos atendimentos às emergências psiquiátricas e Responsabilidades dos atendimentos. Chegou-se à conclusão de que as emergências psiquiátricas ainda hoje apresentam muitos desafios para os profissionais no Serviço de atendimento pré-hospitalar, sendo consideradas emergências difíceis e delicadas.
Descrição: BORGES, C. B. Um olhar sobre o serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) em situações de emergências psiquiátricas. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22048
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Barbosa Borges.pdfPDF - Camila Barbosa Borges663.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.