Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22049
Título: Eficácia da fibrina rica em plaquetas (PRF) na regeneração óssea e cicatrização pós-operatória de cirurgias orais: Revisão integrativa da literatura
Autor(es): Roque, Sarah Medeiros da Silva
Palavras-chave: Fibrina rica em plaquetas
Regeneração óssea
Cicatrização de feridas
Cirurgia bucal
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: Objetivo: Analisar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, a eficácia do uso da Fibrina Rica em Plaquetas (PRF) na cicatrização e regeneração óssea no pós-operatório de cirurgias orais. Metodologia: Uma revisão integrativa da literatura foi realizada nas seguintes bases de dados: PubMed (Medical Publications), SciELO (Scientific Eletronic Library Online), Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Scopus. Foram selecionados artigos publicados entre janeiro de 2015 a setembro de 2019, nos idiomas português, inglês ou espanhol, que avaliaram, em ensaios clínicos, a eficácia da PRF na cicatrização e regeneração óssea no pós-operatório de cirurgias orais. A amostra foi composta por 13 artigos selecionados a partir de uma leitura prévia dos resumos anexados, que seguiu os seguintes critérios de inclusão: periódicos indexados entre janeiro de 2015 a setembro de 2019, nos idiomas inglês ou espanhol e português na modalidade de ensaios clínicos relacionados à Odontologia e que abordassem a eficácia da PRF no pós-operatório de exodontias analisando aspectos como: dor, edema, trismo, cicatrização de tecidos moles e regeneração óssea. Resultados: Em relação a dor, trismo e edema cinco dos ensaios referiram que o uso de PRF foi benéfico nas complicações pós-operatórias quando comparado ao grupo controle sem PRF. No que diz respeito a cicatrização, sete dos estudos mencionaram que o PRF foi estatisticamente significante na melhora dos tecidos moles e apresentou uma cicatrização apreciável quando comparado ao grupo controle. No tocante a regeneração óssea cinco artigos relataram uma melhor e mais rápida regeneração óssea com boa qualidade de preenchimento ósseo, em termos de densidade e trabeculado ósseo na cavidade de extração. Conclusão: Foi observado que o PRF estimula rapidamente a cicatrização do tecido, regeneração óssea, além de apresentar um mínimo de complicações clínicas pós-operatórias como dor, edema e trismo. Devido ao seu bom efeito biológico, baixo custo e facilidade de preparação poderia ser considerado uma opção confiável para o tratamento de exodontias. Entretanto, novos estudos com amostras maiores, período de acompanhamento mais longo e padronização de métodos ainda são necessários para se obter resultados mais conclusivos.
Descrição: ROQUE, S. M. da S. Eficácia da fibrina rica em plaquetas (PRF) na regeneração óssea e cicatrização pós-operatória de cirurgias orais: Revisão integrativa da literatura. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22049
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sarah Medeiros da Silva Roque.pdfPDF - Sarah Medeiros da Silva Roque451.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.