Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22050
Título: Uso de fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) após exodontias de supranumerários – Relato de caso
Autor(es): Silva, Joanilda Paolla Raimundo e
Palavras-chave: Cirurgia maxilofacial
L-PRF
Regeneração tecidual guiada
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: A fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) é um enxerto autógeno produzido a partir do sangue do paciente. Atua potencializando a resposta regenerativa das células, com aceleração do reparo tecidual. Este trabalho relata um caso clínico envolvendo o uso de L- PRF após exodontias de supranumerários, em paciente de 15 anos, sem alterações sistêmicas. Ao exame físico intra-oral foi observado apinhamento anterossuperior e leve abaulamento da cortical óssea palatina esquerda. Nos exames imaginológicos foram identificados quatro dentes supranumerários, distribuídos no complexo maxilomandibular: um sobrepondo a raiz do dente 23; o segundo projetado entre as raízes dos dentes 34 e 35, o terceiro entre as raízes dos dentes 44 e 45 e o quarto estava projetado entre os ápices dos dentes 45 e 46. O tratamento de escolha foi a remoção cirúrgica dos quatro dentes supranumerários, com aplicação da L-PRF em dois sítios cirúrgicos, em função da necessidade de maior desgaste ósseo, especificamente na região entre os dentes 34/35 e 44/45. A matriz de L-PRF foi obtida através da centrifugação simplificada de uma amostra de sangue venoso do próprio paciente, sem manipulação bioquímica, segundo a técnica de Choukroun et al. (2006). A L-PRF quando adicionada a loja cirúrgica promoveu hemostasia alveolar, e forneceu um arcabouço tridimensional, que propiciou o reposicionamento do retalho, evitando a deiscência. Após o período de 6 meses, observou-se maior definição e intensidade da imagem do trabeculado ósseo na região que foi tratada com L-PRF (região entre os dentes 44 /45). Em lojas cirúrgicas após exodontias, a L-PRF parece induzir a regeneração óssea e acelerar o reparo tecidual, além de promover conforto pós-operatório ao paciente.
Descrição: SILVA, J. P. R. e. Uso de fibrina rica em plaquetas e leucócitos (L-PRF) após exodontias de supranumerários – Relato de caso. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22050
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joanilda Paolla Raimundo e Silva.pdfPDF - Joanilda Paolla Raimundo e Silva1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.