Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22053
Título: RNFCase: Uma proposta voltada à documentação de requisitos funcionais, não funcionais e riscos
Autor(es): Silva, Karine Xavier
Palavras-chave: Engenharia de Software
Modelagem de Requisitos
Engenharia de Requisitos
Data do documento: 27-Fev-2020
Resumo: Desenvolver softwares de qualidade, que satisfaçam as necessidades dos usuários, tem sido um desafio para a área de Engenharia de Software, pois entregar ao cliente algo diferente daquilo que ele necessitava e que não consegue trazer retorno ao investimento é extremamente dispendioso. Portanto, é uma tarefa essencial para o desenvolvimento de software, a obtenção, a análise e documentação dos requisitos do sistema junto ao cliente. A engenharia de requisitos propõe um conjunto de técnicas que tem por objetivo o entendimento entre clientes e equipe de desenvolvimento sobre as necessidades dos usuários (os requisitos) e para que isso seja feito da melhor forma possível. Estes comumente são divididos em requisitos funcionais, aqueles que determinam as funções do sistema; e não funcionais, aqueles que determinam condições ou qualidades que o sistema deve atender. Para que o entendimento dos requisitos entre seus interessados seja feito é comum a utilização de modelos, os quais mostram diferentes visões sobre os requisitos do sistema. Em razão da importância dos requisitos e da modelagem e especificação, buscamos explorar a partir de uma pesquisa bibliográfica os modelos existentes a fim de identificar deficiências ou questões não abordadas, com o intuito de desenvolver novas possibilidades para um melhor entendimento dos requisitos de software por parte dos seus interessados. Identificamos que embora os tipos de requisitos se relacionem entre si e tenham um impacto mútuo, essas relações não são mostradas com clareza nos modelos ou se tem uma preferência por um tipo específico de requisito. Esse trabalho, então, se propôs a desenvolver um modelo de software em que fosse possível mostrar com mais clareza as relações existentes entre os tipos de requisitos, resultando no modelo RNFCase que é a principal contribuição deste trabalho.
Descrição: SILVA, K. X. RNFCase: Uma proposta voltada à documentação de requisitos funcionais, não funcionais e riscos. 2020. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22053
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karine Xavier Silva.pdfPDF - Karine Xavier Silva1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.