Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22055
Título: | Programação funcional e teoria dos jogos |
Autor(es): | Rocha Neto, Joaquim Aníbal |
Palavras-chave: | Coronel Blotto Haskell Programação funcional Teoria dos Jogos |
Data do documento: | 10-Dez-2019 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar o poder da programação funcional por meio da implementação do jogo Coronel Blotto com a linguagem de programação Haskell, que é uma linguagem puramente funcional. No jogo, o foco principal será abordar alguns conceitos pertinentes à Teoria dos Jogos, área que tem muita importância não só para a Computação, como também para a Economia, Biologia, Política, etc. Isso será feito da forma mais simples, direta e prática possível, sendo utilizado o jogo Coronel Blotto, que é amplamente estudado na Teoria dos Jogos. A abordagem da parte teórica da Teoria dos Jogos é realizada de forma dinâmica, com o jogador sendo acompanhado e recebendo orientações de como são empregados os conceitos, com o intuito de oferecer e proporcionar as próprias percepções ao jogador, buscando, assim, diversificar a maneira como os conceitos são repassados e demonstrando na prática como funciona. Tanto a parte lógica como a parte gráfica e de interação com o usuário foram implementadas utilizando Haskell, uma das principais linguagens que seguem o paradigma de programação funcional de forma pura, aproveitando esse projeto para comprovar o poder proporcionado por ela e que é desconhecido por muitos programadores. Após uma exposição simplista sobre o jogo, serão apresentados alguns dos pontos principais desse paradigma, seus princípios, suas vantagens, como também características da linguagem Haskell a fim de situar o leitor. Serão abordados também o processo de desenvolvimento e as suas particularidades, enfatizando questões relacionadas com a programação funcional. Ao fim será apresentada a versão desenvolvida do jogo, comprovando as características apresentadas, juntamente com as possíveis linhas de melhoria que podem ser seguidas após esse trabalho. |
Descrição: | ROCHA NETO, J. A. Programação funcional e teoria dos jogos. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22055 |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joaquim Aníbal Rocha Neto.pdf | PDF - Joaquim Aníbal Rocha Neto | 944.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.