Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22060
Título: Pensamento computacional na Educação de Jovens e Adultos: Proposta de guia instrucional para a EJA com foco nas competências do profissional do futuro
Autor(es): Pereira, Alisson Otávio Brito
Palavras-chave: Processo de aprendizagem
Educação de Jovens e Adultos - EJA
Tecnologias educacionais
Pensamento computacional
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: A resistência à utilização de novas tecnologias na educação tem sido algo comum entre os educadores, o receio de embarcar em algo novo toma conta, e impede que os professores vejam os benefícios trazidos pela tecnologia. Jeannette Wing mostra de diversas maneiras os benefícios de utilizar o Pensamento Computacional (PC) para resolução de problemas complexos em todas as áreas do conhecimento. Diante disso, diversas pesquisas surgiram, em especial no ramo da educação infantil e/ou ensino fundamental e médio, para que o desenvolvimento do PC começasse desde cedo, entretanto, um público que notoriamente vem sendo inexplorado é o que compreende à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O fato dessas pessoas necessitarem de uma educação rápida e eficaz, levou este trabalho de pesquisa a desenvolver uma proposta que une o pensamento computacional à metodologia de desenvolvimento ágil SCRUM, dado o fato que para a EJA é indispensável a velocidade de ensino e com a melhor qualidade possível. O trabalho propõe-se a contribuir com um guia instrucional, onde o educador juntamente com os educandos, serão ativos no processo de aprendizagem, e, com o foco nas competências do profissional do futuro, colaborar para o conhecimento do público abordado. Quanto às limitações do trabalho, pode ser citado que não houve a aplicação experimental da pesquisa para saber o comportamento do método proposto no mundo real.
Descrição: PEREIRA, A. O. B. Pensamento computacional na Educação de Jovens e Adultos: Proposta de guia instrucional para a EJA com foco nas competências do profissional do futuro. 2019. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22060
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alisson Otávio Brito Pereira.pdfPDF - Alisson Otávio Brito Pereira1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.