Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22069
Título: A escolha profissional dos jovens dos cursinhos Pró-ENEM (UEPB) e pré-vestibular solidário UFCG: Entre o sonho e o possível
Autor(es): Cavalcante, Gerlane Bezerra
Palavras-chave: Educação
Formação superior
Inserção social
Data do documento: 27-Mar-2019
Resumo: Essa pesquisa é resultado da minha experiência como docente, no curso preparatório para o Enem, Pró Enem cursinho popular oferecido pela UEPB. Os sujeitos com quais atuo no cotidiano profissional, são jovens na faixa etária entre 18 e 45 anos. Na condição de adulta, educadora e defensora das Universidades Públicas, deparei-me com discursos de jovens que naturalizam a escolha das Universidades Particulares e Cursos de Graduação de status social, como o melhor caminho para sua formação superior. A pesquisa objetiva investigar os fatores que levaram estes jovens a optarem por tais escolhas, como as Universidades que desejam estudar e a escolha dos cursos de graduação: Medicina, Direito, Estética entre outros com ênfase na área de Saúde e Humanas. Para tanto, procede-se à metodologia de estudo de caso, e pesquisa quali-quantitativa na intenção de medir, quantificar, quais cursos são favoritos, quais universidades são mais desejadas pelos estudantes do Cursinho Pró Enem da UEPB 2018 e PVS UFCG 2018. Desse modo, observa-se que a escolha pelo curso se dá pela identificação profissional, seguido de melhor salário e pesquisa na internet e que a escolha da Universidade algumas vezes dá-se pela “facilidade” do ingresso pelos Programas Sociais: Sisu, ProUni e Fies.O que permite concluir que, na busca da realização dos seus sonhos, muitas vezes os jovens optam pelo que é possível, deixando o sonho de estudar em uma Universidade Pública de lado por conta das altas concorrências, mas que por sempre acreditar na conquista dos seus objetivos, procuram a realização por outros caminhos.Todos os entrevistados consultados concordam que é muito importante estar bem preparado para o futuro, seja qual for. E para isso, é necessário nunca parar de estudar, demonstrando com isso que eles vêem o caminho da educação formal como forma de inserção social.
Descrição: CAVALCANTE, Gerlane Bezerra. A escolha profissional dos jovens dos cursinhos Pró-ENEM (UEPB) e pré-vestibular solidário UFCG: Entre o sonho e o possível. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais na Educação) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22069
Aparece nas coleções:EAD - Especialização em Tecnologias Digitais na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerlane Bezerra Cavalcante.pdfPDF - Gerlane Bezerra Cavalcante664.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.