Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22081
Título: Capitalismo e suas inflexões na política de saúde: direitos para quem?
Autor(es): Ribeiro, Lígia Kallina Soares
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Política social de saúde
Capitalismo
Data do documento: 28-Nov-2019
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma revisão bibliográfica que se tornou relevante a partir da experiencia no Estágio Obrigatório em Serviço Social realizado no Centro Regional de Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador (CERAST). Entender como a teoria e a prática estão ligadas são nitidamente perceptíveis fora da sala da aula, e neste caso, particularmente através da experiência no Campo de Estágio, como sucintamente será mencionado no referido trabalho. Ao presenciar a quantidade de usuários que chagam ao Serviço apresentando adoecimento decorrente de trabalho nos faz perceber a relevância da Política de Saúde haja vista as inflexões do capitalismo, inclusive ao ter mudado o sentido do trabalho que antes era para satisfazer as necessidades naturais e humanas, e hoje tem sido satisfazer as necessidades do capital e do mercado, implicando diretamente na saúde dos trabalhadores. O trabalho tendo um novo significado sob o Capitalismo altera a própria existência humana, repercutindo diretamente sobre a classe que vive do trabalho, mais precisamente sobre a saúde dos trabalhadores, despertando o interesse pelo tema Adoecimento dos trabalhadores, escolhido para o presente artigo. Sendo a problematização: de que maneira o capitalismo tem interferido na saúde dos trabalhadores? Tendo como objetivo geral analisar brevemente as inflexões do capitalismo na saúde dos trabalhadores em sua trajetória e no Brasil contemporâneo. Os objetivos específicos foram: explicar a particularidade da violência do Modo de Produção Capitalista (MPC); correlacionar a racionalidade capitalista e o adoecimento dos trabalhadores; discutir o objetivo da Política de Saúde no Capitalismo; e analisar de que maneira a atual crise do capital tem repercutido nos trabalhadores. A metodologia aplicada para que estes objetivos fossem alcançados foi através de uma Revisão de Literatura sobre o Tema, a partir de autores da crítica da Economia Política. Trazendo como resultado desta pesquisa a resposta de para quem os direitos tem prevalecido no Capitalismo.
Descrição: RIBEIRO, L. K. S. Capitalismo e suas inflexões na política de saúde: direitos para quem?. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22081
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lígia Kallina Soares Ribeiro.pdf525.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.