Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22089
Título: O Papel das políticas públicas de incentivo à agricultura familiar: um estudo de caso na COPAF
Autor(es): Ribeiro, Viviane
Palavras-chave: Agricultura familiar
Políticas públicas
Cooperativismo
Data do documento: 23-Nov-2018
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Sabe-se que a agricultura familiar é um segmento de grande importância para a sociedade, uma vez que é responsável por atender a uma parcela significativa do consumo de alimentos, além de proporcionar o desenvolvimento local. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo geral identificar se as políticas públicas de incentivo à agricultura familiar estão sendo executadas de forma a promover o desenvolvimento socioeconômico dos agricultores familiares. Para tanto, realizou-se um estudo de caso na Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar – COPAF, onde buscou-se primeiramente identificar a adesão dos produtores associados à COPAF aos programas de incentivo à agricultura familiar (PRONAF, PAA e PNAE), identificar os benefícios trazidos aos agricultores com a participação nos programas e verificar quais as dificuldades encontradas pelos produtores para ter acesso aos programas. A presente pesquisa trata-se de um estudo de caso. Caracteriza-se como descritiva, exploratória e qualitativa e quantitativa. A coleta de dados deu-se por meio de questionário. Os resultados demonstraram que dos 14 cooperados, 13 já efetuaram empréstimos pelo PRONAF e que a principal dificuldade para acessar os programas de comercialização é a burocracia e a quantidade comprada pelos programas é insuficiente. Também se constatou que a maior parte das vendas é destinada a atravessadores, o que evidencia a necessidade do aprimoramento das políticas públicas voltadas ao agricultor familiar, assegurando que este seja realmente beneficiado pelos programas governamentais.
Descrição: RIBEIRO, Viviane. O papel das políticas públicas de incentivo à agricultura familiar: um estudo de caso na COPAF. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22089
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Viviane Ribeiro.pdf511.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.