Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22093
Título: Prototipagem e caracterização de um filtro de microfita com defeitos periódicos quadráticos
Autor(es): Santos, Ana Paula Bezerra dos
Palavras-chave: Filtros de microfita
Geometria quadrática
Coeficiente de transmissão
Data do documento: 25-Jun-2019
Resumo: Apresentamos um modelo de filtro de microfita com linhas acopladas e defeitos peri- ódicos quadráticos no plano terra. Observamos o comportamento do coeficiente de transmissão (S12) simulado e experimental, para uma varredura de frequência entre os valores de 0,3 à 10 GHz. Modelamos o filtro de microfita usando o programa Ansoft Designer. A microfita utilizada possui estrutura composta por uma cavidade preenchida por um substrato dielétrico de fibra de vidro com permissividade elétrica de 4,4 e uma espessura de 1,5 mm em placa FR4 de fibra de vidro cobreada. A distância entre as microfitas de cobre devem atenuar determinadas frequências do espectro do sinal de entrada e para outras a passagem será permitida. Este modelo de filtro de microfita moderno possui características fundamentais para o desenvolvimento tecnológico, devido ao seu aspecto eletromagnético. Esse filtro é de baixo custo, dimensões e peso reduzidos, de fácil fabricação. Pode ser utilizados em sistemas de comunica- ção sem fio, nos setores da telecomunicação. O protótipo descrito neste trabalho foi caracterizado experimentalmente em um analisador de rede vetorial (modelo E5071C que opera entre as frequências de 300 MHz e 20 GHz). O resultado experimental é comparado ao simulado, a fim de validar o filtro. Finalmente, o filtro construído atua dentro da banda de frequência de 2 à 4 GHz, com um pico na frequência de 3,57 GHz.
Descrição: SANTOS, A. P. B. Prototipagem e caracterização de um filtro de microfita com defeitos periódicos quadráticos. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22093
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Bezerra dos Santos.pdfPDF - Ana Paula Bezerra dos Santos845.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.