Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22098
Título: Energia solar no Sertão Nordestino: vantagens e perspectivas de implantação na Paraíba
Autor(es): Vital, JoyceTrigueiro
Palavras-chave: Energia solar
Energias fotovoltaica
Energia renovável
Data do documento: 5-Jul-2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as vantagens e perspectivas de implantação da energia solar no sertão nordestino. Com isso, refere-se a uma das tecnologias inovadoras e de extrema importância por ser renovável e que não traz danos ao meio ambiente, a energia solar ou energia fotovoltaica. No que se refere à metodologia empregada neste estudo, pode-se dizer que foi realizada uma pesquisa de campo, com 10 pessoas que possuem energia fotovoltaica em casa e/ou comercio e também para quem futuramente quer investir na energia solar, onde foi possível observar a satisfação e perspectivas de economia e investimento que essas pessoas almejam para um futuro bem próximo. A pesquisa foi feita através de questionários (em anexos) onde se analisou algumas curiosidades a respeito dessa tecnologia renovável, como: a potência, o custo do investimento, o tipo e sistema utilizado e questões relacionadas ao ponto de vista de cada entrevistado, sendo ele o que já usufrui da energia fotovoltaica e também para quem pretende. A pesquisa foi feita de forma quanti- qualitativa para uma abordagem mais significativa do assunto do tema proposto, visando verificar as causas atribuídas a ele. Buscando medir o grau de satisfação do usuário do sistema fotovoltaico comparando com referenciais e teorias bibliográficas. Com isso, chegou-se a conclusão de que a energia solar é 100 % limpa e renovável, pois o sol é uma fonte de energia praticamente inesgotável. Como não emite nenhum resíduo, a captação de energia solar torna- se uma forma de geração totalmente limpa. Além de possuir longa vida útil e não afeta o meio ambiente. A instalação é relativamente simples, é necessário placas solares, inversor, um contador bidirecional e uma empresa especializada em instalação desse sistema.
Descrição: VITAL, J. T. Energia solar no Sertão Nordestino: vantagens e perspectivas de implantação na Paraíba. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22098
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joyce Trigueiro Vital.pdfPDF - Joyce Trigueiro Vital1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.