Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22106
Título: Câmbio: o vôlei adaptado e seus benefícios para a qualidade de vida dos idosos paraibanos
Autor(es): Nascimento, Katia Geanne Jaruzo do
Palavras-chave: Educação física
Vôlei adaptado
Idosos
Data do documento: 26-Out-2019
Resumo: O Brasil vem, paulatinamente, tornando-se um país, demograficamente, envelhecido. Estima-se que, em 2025, a população brasileira alcance cerca de 32 milhões de idosos, pessoas com 60 anos ou mais. Tal constatação traz consigo inúmeros desafios quanto à melhoria na qualidade de vida dessa faixa etária. Nessa perspectiva de contribuição para uma vida mais ativa, saudável e tranquila, pós 60 anos, estudiosos apontam a importância da inserção de atividades físicas regulares no cotidiano desse público. Nessa conjuntura, este trabalho tem por finalidade investigar se o Câmbio (vôlei adaptado) tem contribuído significativamente com a saúde física e psicossocial de um grupo de idosos da cidade de João Pessoa, capital paraibana; se os mesmos receberam de forma prazerosa essa nova prática esportiva, se estão motivados a permanecerem nessa atividade, como e onde está sendo vivenciada. Além de tentar contribuir para a divulgação desse esporte em todo o Estado, abordando seus aspectos positivos e/ou negativos tanto para os idosos quanto para os profissionais de Educação Física e/ou profissionais de outras áreas que atendam o público idoso. Para tal, foi feita uma pesquisa exploratória e descritiva, fundamentada em uma abordagem quali-quantitativa, com 19 idosos, no período de 30 de julho a 06 de agosto do corrente ano. Como resultados, foi possível verificar que há uma adesão maior ao Câmbio por parte das mulheres, a maioria dos idosos investigados possui uma faixa etária entre 60 e 70 anos e praticam outras modalidades além do vôlei adaptado. Foi possível constatar também que, todos os entrevistados apontaram como fatores motivadores à prática do vôlei adaptado, o fato de ser um esporte coletivo, competitivo, pela integração, pelas novas amizades, pelo contato com a natureza, a diversão, a autoestima, e a sensação de fazer parte de um grupo, além de não exigir nenhum pré-requisito para sua prática que não seja o aval médico. Apontaram, unanimemente, inúmeros pontos positivos com a prática do Câmbio, especialmente, no que se refere à saúde física, psíquica e social. Mediante as observações feitas, o Câmbio tem colaborado substancialmente com uma melhor qualidade de vida desses idosos, tanto quanto aos aspectos físicos como psicossociais.
Descrição: NASCIMENTO, K. G. J. Câmbio: o vôlei adaptado e seus benefícios para a qualidade de vida dos idosos paraibanos. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22106
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kátia Geane Jaruzo do Nascimento.pdfPDF - Kátia Geane Jaruzo do Nascimento955.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.