Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22112
Título: A interdisciplinaridade entre a física e a educação física por meio da biomecânica na escola
Autor(es): Silva, Diego Urbano Santos da
Palavras-chave: Educação física
Interdisciplinaridade
Biomecânica
Data do documento: 26-Out-2019
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise da interdisciplinaridade entre a Física e a Educação Física no contexto escolar através da Biomecânica, nas séries finais do ensino fundamental na disciplina de Ciências. Abordam-se às possibilidades interdisciplinares nas aulas de Educação Física escolar, por meio das seguintes modalidades que compõem o atletismo, corrida com obstáculos, salto em distância, corrida de pista 100 m rasos e uma atividade extra, conhecida como jogo do cabo de guerra. Assim, o aluno fará a associação entre as disciplinas na prática das atividades, nos exercícios físicos e nas brincadeiras. Tratase de uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa, nas escolas, tendo em vista a necessidade de uma intervenção que possa mudar o cenário educacional atual, no qual o educando apresenta algumas dificuldades na área de ciências, principalmente, no conteúdo de Física. Como o objetivo central da Biomecânica é o estudo do movimento humano, que é comum a outras áreas da Educação Física, ela tem como pilar as leis da Física, por exemplo, as leis de Newton. Além disso, em virtude da forte relação interdisciplinar existente entre a Física e a Educação Física, proporcionam-se aos discentes novas possibilidades de compreensão dos conteúdos. Portanto, ampliam-se os conhecimentos sobre a Educação Física e sua ligação com outras áreas do conhecimento, melhorando o rendimento escolar e o processo de ensino-aprendizagem. As atividades executadas nessa pesquisa proporcionaram meios para abordar a Educação Física e a Física por intermédio da Biomecânica. Além do mais, o aluno teve uma prática motivadora na qual foram utilizadas atividades esportivas. Por fim, tendo em vista o nível de aceitação da Educação Física escolar e à medida que a mesma é relacionada aos conteúdos ministrados em sala de aula, associando-se à prática ao cotidiano dos estudantes, de modo interdisciplinar, abre-se um leque de novas possibilidades de ensino nas escolas.
Descrição: SILVA, D. U. S. A interdisciplinaridade entre a física e a educação física por meio da biomecânica. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22112
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Urbano Santos da Silva.pdfPDF - Diego Urbano Santos da Silva1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.