Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22113
Título: A dança como atividade física favorecendo a saúde e o bem-estar
Autor(es): Cirilo, Eliane de Sousa Silva
Palavras-chave: Educação física
Bem-estar
Dança
Data do documento: 26-Out-2019
Resumo: A dança como atividade física melhora a disposição das pessoas para realizar as ações do cotidiano, além de proporcionar ao indivíduo que a prática, força muscular, estética corporal e autoestima, através dos movimentos realizados. A problemática para a pesquisa consiste em entender de que forma a dança vem contribuindo para melhorias na vida de um grupo de mulheres que são acompanhadas no estudo. O objetivo deste trabalho foi analisar como a dança influencia no bem-estar das pessoas. Justifica-se a realização da pesquisa o fato de ser uma temática relevante, pois a atividade física, bem como a dança é essencial para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Quando se pratica alguma atividade física, são inúmeros os benefícios, além da redução do peso corporal, melhorar o condicionamento físico, a flexibilidade, a força e resistência muscular. Como forma de atingir o objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada realizada a 10 mulheres que fazem aulas de dança há 20 meses. Após os dados serem coletados, foi feita a tabulação dos dados e a transcrição das entrevistas, em seguida foi feita uma análise do conteúdo do discurso dos entrevistados com o intuito de evidenciar os benefícios da dança para a vida das entrevistadas. Assim, através da análise dos resultados fica evidente que a dança oferece inúmeros benefícios para quem a pratica. As entrevistadas listaram bom humor, vitalidade, melhor autoestima, novas amizades, dentre outros benefícios que as aulas de dança oferece. Logo, pode-se concluir que a dança é uma excelente atividade física, tanto para quem desejar eliminar peso como também para o bem-estar mental das pessoas que praticam.
Descrição: CIRILO, E. S. S. A dança como atividade física favoprecendo a saúde e o bem-estar. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22113
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane de Sousa Silva Cirilo.pdfPDF - Eliane de Sousa Silva Cirilo819.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.