Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22117
Título: Resposta pressórica e variabilidade da frequência cardíaca pós-exercício em um jovem obeso: um estudo de caso
Autor(es): Cruz, Laedson da Silveira
Palavras-chave: Obesidade
Pressão arterial
Exercício físico
Frequência cardíaca
Data do documento: 26-Out-2019
Resumo: Estudos vêm demonstrando que a obesidade está associada a disfunções nos mecanismos que regulam os níveis pressóricos, podendo ser metabólicos ou neurais. No entanto, o exercício aeróbio é uma ferramenta de grande importância na prevenção e tratamento de diferentes patologias crônicas, como a obesidade e hipertensão. Avaliar a resposta pressórica e variabilidade da frequência cardíaca (VFC) pós-exercício em um jovem obeso. O estudo foi realizado com um jovem obeso de 19 anos (95,5 kg; 151 cm), em que o mesmo foi submetido a uma sessão controle sem exercício e uma sessão com caminhada com duração de 40 minutos. A pressão arterial sistólica (PAS) e diastólica (PAD) foi verificada aos 10 minutos em repouso, aos 20 minutos durante o exercício e aos 10, 20 e 30 minutos de recuperação pós-exercício (aparelho semiautomático da marca Omron). A atividade autonômica foi determinada por meio do registro da variabilidade do intervalo R-R de frequência cardíaca utilizando um monitor de frequência cardíaca da marca Polar RS800CX (Polar Electro Ou, Kempele, Finland) antes e após cada protocolo. O jovem obeso apresentou uma resposta hipertensiva ao exercício tanto para PAS quanto para PAD (158 e102 mmHg, respectivamente). Após a sessão controle a PAS teve uma pequena redução e a PAD aumentou discretamente. Já aos 20 minutos pós-exercício a PA não apresentou nenhuma alteração, e aos 30 minutos de recuperação a PA aumentou em 3mmHg para PAS e 5mmHg PAD, respectivamente. Em ambas as sessões, observou-se que no período de recuperação ocorreu um aumento no componente BF (85 vs 91, pré e pós sessão controle e 77 vs 86, pré e pós sessão de caminhada, respectivamente) e, concomitantemente, diminuição do componente AF (14 vs 9 pré e pós sessão controle e 23 vs 14, pré e pós sessão de caminhada, respectivamente), como também, um ligeiro aumento na razão BF/AF (5.9 vs 10.1 pré e pós sessão controle, respectivamente e 3.3 vs 6.1 pré e pós-exercício, respectivamente).: Diante do caso analisado, concluímos que o jovem obeso, apresentou uma resposta hipertensiva ao exercício físico moderado e esse efeito foi acompanhado de um aumento na atividade nervosa simpática cardíaca, com concomitante, diminuição da atividade vagal.
Descrição: CRUZ, L. S. Resposta pressórica e variabilidade da frequência cardíaca pós-exercício em um jovem obeso: um estudo de caso. 2019. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - EAD - PARFOR) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22117
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laedson da Silveira Cruz.pdfPDF - Laedson da Silveira Cruz944.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.