Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22128
Título: Inserção profissional de jovens: uma análise dos desafios enfrentados pelos estudantes egressos do Curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Silva, Francisco Rafael da
Palavras-chave: Mercado de trabalho
Inserção profissional
Jovens egressos
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar os desafios enfrentados por jovens egressos do curso de Administração do Campus VII, da Universidade Estadual da Paraíba, para se inserir no mercado de trabalho. Aliado a isso, procuramos delinear o perfil social e econômico dos jovens e verificar a percepção deles sobre a relação entre estágio e formação universitária. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório que pretende lançar luzes sobre o tema da inserção profissional, despertando para necessidade de pesquisá-lo em profundidade. A pesquisa tem caráter descritivo e utiliza o questionário como instrumento de coleta das informações junto aos estudantes. Foi feito um recorte, de modo a trabalhar apenas com os jovens egressos, na faixa etária de 21 a 29 anos de idade. Foram considerados egressos todos os estudantes matriculados nas disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso 1 (TCC 1) e Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC 2) no semestre de 2019.1. O total de matriculados foram 118 alunos. Optou-se por estudar os egressos tendo em vista que o término do ensino superior é geralmente um marco de busca por inserção profissional. Nessa fase de conclusão do curso os estudantes também já realizaram tanto estágio obrigatório quanto estágio não obrigatório, podendo participar da pesquisa por ser o estágio também uma forma de inserção profissional. Os resultados da pesquisa mostram que a falta de experiência profissional é a principal barreira para o jovem se inserir no mercado profissional.
Descrição: SILVA, F. R. Inserção profissional de jovens: uma análise dos desafios enfrentados pelos estudantes egressos do Curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22128
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Rafael da Silva.pdfPDF - Francisco Rafael da Silva1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.