Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22130
Título: A produção teórica sobre o carnaval na administração: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Souza, Ítalo Vasconcelos de
Palavras-chave: Carnaval.
Administração.
Revisão da Literatura
Data do documento: 26-Nov-2019
Resumo: O artigo analisa a produção teórica sobre o carnaval no campo disciplinar da Administração no Brasil, usando como método a abordagem de Norman Fairclough (2001), da Análise Crítica do Discurso (ACD), considerando especificamente a categoria da intertextualidade. A partir da intertextualidade podemos compreender como os elementos dos discursos repetemse e relacionam-se em textos distintos, evidenciando os elementos comuns que perpassam esses textos em uma produção acadêmica sobre determinado assunto. Foram pesquisados trabalhos sobre o tema publicados nos Anais do Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, no período de 1998 a 2019. O objetivo foi compreender como o tema do carnaval vem sendo apropriado pela área. Os resultados da pesquisa apontam que o principal tema que o carnaval mobiliza na Administração é a profissionalização da festa. Esse tema é abordado no âmbito da administração pública, mais especificamente, associado a questão da governança pública urbana e da representação social. A discussão sobre o carnaval sofre uma inflexão quando se começa a focalizar o conflito que passa existir entre as dimensões econômico-mercantil e simbólico-cultural, com destaque para necessidade de se equalizar essas dimensões para manter a lucratividade da festa. De modo que as contribuições da Administração para o tema do carnaval estão canalizadas para transformação do carnaval como negócio numa perspectiva gerencial.
Descrição: SOUZA, I. V. A produção teórica sobre o carnaval na administração: uma revisão bibliográfica. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22130
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Italo Vasconcelos de Souza.pdfPDF - Italo Vasconcelos de Souza1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.