Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22132
Título: Ações extensionistas de enfermagem em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos: relato de experiência
Autor(es): Farias, Hislange Queiroz
Palavras-chave: Enfermagem
Envelhecimento
Cuidados de Enfermagem
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Data do documento: 5-Jun-2020
Resumo: Introdução: A mudança na pirâmide etária que ocorre de maneira acelerada devido ao aumento da expectativa de vida no Brasil, tem se revelado como um dos fatores à procura por Instituições de Longa Permanência para Idosos. O meio institucional demanda uma necessidade da assistência de enfermagem gerontológica para a promoção de um envelhecimento bem-sucedido, considerando que o processo de institucionalização pode propiciar o declínio funcional com vulnerabilidades físicas, psicológicas e sociais. Destaca-se o papel da enfermagem ao idoso institucionalizado para manutenção na funcionalidade, promoção de saúde e abordagem biopsicossocial, sobrepondo a qualidade de vida institucional. Objetivo: Relatar a experiência atividades da assistência de enfermagem para a promoção da qualidade de vida em uma instituição de longa permanência para idosos, através de um projeto de extensão. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência desenvolvido entre os meses de março a junho de 2019 e de setembro a novembro de 2019, em uma instituição de longa permanência para idosos no município de Lagoa Seca, Paraíba, Brasil. Conclusão: Verificou-se que as atividades exercidas contribuíram para a qualidade de vida dos idosos institucionalizados. A abordagem biopsicossocial foi fundamental para a efetividade nas demais atividades realizadas, priorizando uma assistência individualizada e holística. Evidenciou-se que a promoção de um envelhecimento saudável é imprescindível, dado a complexidade de rotina de cuidados que se exige no ambiente institucional.
Descrição: FARIAS, H. Q. Ações extensionistas de enfermagem em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos: Relato de experiência. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22132
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hislange Queiroz FariasPDF - Hislange Queiroz Farias609.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito557.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.