Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22142
Título: Empreendedorismo feminino: estudo do perfil de mulheres empreendedoras da cidade de Teixeira - PB
Autor(es): Cordeiro, Marta Pereira
Palavras-chave: Empreendedorismo feminino
Mulheres
Motivações
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: Diante do número considerável de negócios existentes, contabilizados os que possuem anos de mercado e os que estão em processo de implementação, pode-se afirmar que esses incluem uma grande quantidade de empreendimentos criados por pessoas que estavam em busca de oportunidades de desenvolvimento para suprir alguma necessidade específica. Entre tais empreendedores, estão as mulheres, que vêm conquistando um espaço cada vez maior no mercado e atingindo os seus objetivos pessoais e profissionais. Nesse processo, pode-se afirmar que elas possuem perfis distintos dos homens, bem como motivações e dificuldades peculiares. Dessa forma, este trabalho se propôs a Identificar o perfil das mulheres empreendedoras da cidade de Teixeira-PB. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa/interpretativista de cunho exploratório descritivo, sendo realizadas entrevistas com onze empreendedoras da cidade escolhida como lócus da pesquisa. A partir dos resultados obtidos em campo, através de análise de discurso, foi possível identificar que o perfil das mulheres entrevistadas é semelhante, sendo estas casadas, donas de casa e com filhos, tendo que se dividir entre o empreendimento e a vida pessoal. Foi observado também, que os principais motivos que levaram essas mulheres a empreender são a necessidade de uma independência financeira e uma oportunidade de negócio observada na cidade, além de dificuldades peculiares e uma forte discriminação sofrida pelo sexo.
Descrição: CORDEIRO, M. P. Empreendedorismo feminino: estudo do perfil de mulheres empreendedoras da cidade de Teixeira-PB. 2019. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22142
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marta Pereira Cordeiro.pdfPDF - Marta Pereira Cordeiro639.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.