Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22149
Título: Amar é ser fiel: uma análise dos fatores que expressam a fidelidade do torcedor ao seu time de futebol
Autor(es): Rego, Thagyda Pryscilla Goncalves do
Palavras-chave: Marketing
Marketing de relacionamento
Futebol
Marketing esportivo
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: Diante de uma economia globalizada e um mercado exigente e dinâmico, as empresas buscam cada vez mais maneiras para manter-se competitiva, consolidar sua marca e ter clientes fiéis, tendo como grande aliado o Marketing. E uma vez que o Brasil é mundialmente conhecido como o país do futebol, faz-se pertinente considerar esse público como clientes em potencial. Em vista disso, o presente artigo tem por objetivo compreender os sentimentos revelados pelo torcedor de futebol em relação ao seu time, sob a perspectiva do cliente fiel às marcas associadas a este. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa, do tipo descritiva, aplicada por meio de um questionário contendo treze perguntas acerca do assunto em questão, tendo sido respondido por 70 torcedores de diferentes times, e a partir de uma análise interpretativa de acordo com os resultados da pesquisa, apresentou o Flamengo como time o de maior apelo, e torcedores dispostos a adquirir e aliar-se a empresas que estão vinculadas ao seu time do coração. Torna-se relevante destacar a importância de ser trabalhado e aproveitado esses possíveis clientes nas ações de Marketing do cenário futebolístico, quer seja pelo próprio clube, quer seja por seus patrocinadores, a fim de agregar estes fãs a sua cartela fiel de consumidores.
Descrição: RÊGO, T. P. G. Amar é ser fiel: uma análise dos fatores que expressam a fidelidade do torcedor ao seu time de futebol. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22149
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thágyda Pryscilla Gonçalves do Rêgo.pdfPDF - Thágyda Pryscilla Gonçalves do Rêgo890.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.