Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22153
Título: Contabilidade do Terceiro setor: uma análise nas associações rurais do município de Sertânia - PE
Autor(es): Freire, Lucicleide de Souza
Palavras-chave: Terceiro Setor
Contabilidade gerencial
Associações rurais
Data do documento: 17-Jun-2020
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo identificar como a contabilidade contribui na gestão das associações rurais do município de Sertânia-PE. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia utilizada foi à pesquisa exploratória e descritiva, caracterizada como pesquisa de levantamento, com uma abordagem quali-quanti, tendo como instrumento de pesquisa um questionário onde a analise foi realizada através de estatística como porcentagens, tabelas e planilhas eletrônicas. A pesquisa foi efetuada para uma amostra de 50 associações no município. Como resultados foi detectada que a prestação de contas de 96% das associações é feita de maneira simples na própria sede da associação nas reuniões, todas elas contam com auxilio de contadores, porém, quando necessitam do mesmo e não o tem presente a maioria conta com o auxílio do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), e grande maioria delas está satisfeita com o trabalho prestado pelo contador nas associações, mesmo que a participação dele esteja restrita a questões pontuais da gestão. 35 associações só veem no trabalho da contabilidade a característica de resolução dos serviços burocráticos por obrigação e exigências do terceiro setor em manter atualizadas suas informações sociais e tributárias aos órgãos competentes não para outra finalidade.
Descrição: FREIRE, L. S. Contabilidade do Terceiro Setor: uma análise nas associações rurais do município de Sertânia - PE. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo].
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22153
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucicleide de Souza Freire.pdfPDF - Lucicleide de Souza Freire1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.