Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22158
Título: Poder, guerra e fome: os direitos humanos e a (in)segurança alimentar nos conflitos do Sudão do Sul (2011-2016)
Autor(es): Viegas, Larissa de Oliveira
Palavras-chave: Direitos humanos
Segurança alimentar
Nation-Building
Sudão do Sul
Data do documento: 20-Nov-2018
Resumo: O presente trabalho de Conclusão de Curso tem como tema PODER, GUERRA E FOME: os Direitos Humanos e a (in) segurança alimentar nos conflitos do Sudão do Sul (2011-2016). A pesquisa busca responder o seguinte problema: qual a eficácia dos Direitos Humanos e das estratégias de nation-building para garantir segurança alimentar no Sudão do Sul? Assim, o objetivo geral é analisar as estratégias de nation-building e proteção dos Direitos Humanos executadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e seus organismos no período de 2011- 2016. São objetivos específicos da pesquisa: (i) contextualizar a formação do Sudão do Sul, dos conflitos internos e da falência estatal; (ii) descrever os alimentos em zonas de conflito, a segurança alimentar, e a relação dos Direitos Humanos com o Sudão do Sul e (iii) identificar o contexto da insegurança alimentar no Sudão do Sul, da proteção dos Direitos Humanos, e as ações emergenciais da ONU e seus organismos. A pesquisa tem um caráter exploratório e parte da metodologia de revisão bibliográfica sistemática para testar a seguinte hipótese quanto mais eficiente as estratégias nation-building, maior a segurança alimentar. Os resultados preliminares sugerem que mesmo com as estratégias emergenciais dos organismos da ONU atreladas às ações nation-building, os planos precisam ter prosseguimento para que haja redução de conflitos e melhor distribuição alimentar no Sudão do Sul.
Descrição: VIEGAS, L. de O. Poder, guerra e fome: os direitos humanos e a (in)segurança alimentar nos conflitos do Sudão do Sul (2011-2016). 2018. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22158
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa de Oliveira Viegas.pdfLarissa de Oliveira Viegas772.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.