Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, José Ribamar Cipriano da | - |
dc.date.accessioned | 2013-11-05T13:40:40Z | - |
dc.date.available | 2013-11-05T13:40:40Z | - |
dc.date.issued | 2013-11-05 | - |
dc.identifier.isbn | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2215 | - |
dc.description | SILVA, J. R. C. da. Percepção de participantes do PIBID/Biologia acerca da importância do programa para a sua formação acadêmico-profissinal. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) auxilia a formação inicial de professores tendo em vista o diálogo entre os conhecimentos acadêmicos e os construídos no cotidiano escolar. Objetivando identificar a percepção dos graduandos bolsistas do PIBID/Biologia/UEPB acerca da importância do Programa para a sua formação, aplicamos um questionário contendo perguntas fechadas e semi-estruturadas à graduandos participantes do referido programa. Para os dados coletados foram construídas categorias semânticas de acordo com a análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) com a utilização do software estatístico MODALISA 4.5. Com base nas categorias construídas a partir das respostas dos participantes, identificamos Teorias Implícitas que refletem a percepção da formação docente de forma unidirecional e linear (processo formativo→formando). Identificamos também que as percepções dos participantes ao longo das respostas apresentaram tendência em valorizar o aspecto prático da formação em detrimento a outros saberes. Diante dos resultados evidenciamos a necessidade da quebra do paradigma de formação docente unidirecional e a reflexão acerca de um processo formativo que promova o diálogo entre os saberes formados a partir das experiências individuais, mediados pelas Teorias Implícitas, com aqueles teóricos e práticos promovidos mediante orientação acadêmica. Essa proposta por sua vez deve tornar viável o dialogo entre a teoria, a prática e a reflexão da/na prática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.title | Percepção de participantes do PIBID/Biologia acerca da importância do programa para a sua formação acadêmico-profissinal | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Ribamar Cipriano da Silva.pdf | José Ribamar Cipriano da Silva | 558.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.