Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22173
Título: A poesia das três Júlias: mulher e escrita no século XIX
Autor(es): Vilela, Josivânia da Cruz
Palavras-chave: Poesia oitocentista
Escrita feminina
Júlia da Costa (1844-1911)
Júlia Cortines (1868-1953)
Francisca Júlia (1871-1920)
Literatura brasileira
Data do documento: 3-Mar-2021
Resumo: Dentro do cenário literário, a escrita produzida por mulheres continua tendo de conviver com uma política de ocultamento que traz consequências quase que irreparáveis, sobretudo quando pensamos na produção literária de tempos pretéritos. Há pelo menos seis décadas, em especial, pesquisadoras das mais diversas universidades de nosso país vêm denunciando a ausência de mulheres no cenário literário brasileiro. Estudando a nossa história a partir das margens e não apenas do centro, essas pesquisadoras vêm apontando que as mulheres se dedicaram ao cultivo das letras e prestaram relevantes contribuições à construção da literatura nacional. Entretanto, deliberadamente, pairou sobre essas mulheres-escritoras uma atmosfera de silenciamento e invisibilidade, principalmente sobre as que produziram antes do século XX. Por isso, ainda se fazem necessários estudos que possam, segundo Schneider (2000), reconstruir a história literária produzida pelo sexo feminino, pondo em evidência o percurso, as dificuldades, os temores, as estratégias para romper o confinamento em que viviam e, ao mesmo tempo, promover a revalorização dessa literatura que no passado não recebeu a devida atenção. Inserindo-se nessa linha de resgate e de valorização da nossa memória e produção cultural, interessa-nos estudar a poesia de Júlia da Costa (1844-1911), Júlia Cortines (18681953) e Francisca Júlia (1871-1920), poetisas nascida no século XIX, procurando compreender o lugar que as autoras e suas obras ocupam em nossa historiografia literária. Além dos temas e formas poéticos utilizados, ensejamos investigar como tais escritoras dialogam com a tradição lírica oitocentista brasileira e com os temas que povoaram a produção literária do entresséculos (XIX/XX). Procurando conjugar os estudos sobre relações de gênero com os estudos sobre literatura e sociedade (BEAUVOIR, 1949; MUZART, 1995; SCHIMIDT, 1995; DUARTE, 2003), pautar-nos-emos no método da crítica textual, privilegiando a análise integral dos poemas escolhidos. Todavia, sempre que necessário, recorreremos, como instrumento indispensável de leitura, à contribuição de outras áreas do conhecimento (PAZ, 1994; JUNG, 1949; RANCIÈRE, 2009; FOUCAULT, 2011), sem descuidar da análise do texto literário como construção artística. Por fim, esperamos prestar uma contribuição aos estudos que vêm se preocupando em dar visibilidade às numerosas autoras que não figuraram nas histórias literárias brasileiras da época nem nas posteriores e, assim, trazer à tona uma memória literária feminina na literatura brasileira que vem sendo negligenciada ao longo dos séculos.
Descrição: VILELA, J. C. A poesia das três Júlias: mulher e escrita no século XIX. 2020. 118f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro. 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22173
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josivânia da Cruz VilelaPDF - Josivânia da Cruz Vilela1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoPDF - Termo de depósito68.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.