Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22185
Título: As feiras de ciências e a relação com o cotidiano escolar: Relato de uma experiência
Autor(es): Pereira, Joseane Freire
Palavras-chave: Feira de Ciências
Cotidiano Escolar
Ensino de Física
Data do documento: 22-Jul-2020
Resumo: Atualmente, as Feiras de Ciências são realizadas em quase todo o mundo. Elas possuem o objetivo de expor e apresentar trabalhos ao público em geral, além disso, tem o caráter de incentivar e estimular estudantes na iniciação à pesquisa. Uma questão que precisa ser observada na organização desses eventos é saber se os projetos nascem em função do evento, ou são resultado da produção diária dos estudantes ao longo do ano letivo. Este trabalho está vinculado ao projeto: Feiras de Ciências e Ciência na Praça aceito pelo CNPq na chamada CNPq/MCTIC/SECIS Nº 24/2016. O objetivo desta pesquisa é relatar a experiência com uma Feira de Ciências ocorrida na Escola Cidadã Integral Estadual Fundamental e Médio Professora Maria Cecília de Castro, assim como investigar a produção desenvolvida, considerando o cotidiano escolar das turmas de física e a produção dos projetos da disciplina apresentados durante o evento. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que se encaixa perfeitamente nesse tipo de investigação que lida com as experiências dos sujeitos. Os instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas semiestruturadas, questionários e anotações em caderno de campo. Os resultados apontaram que a Feira de Ciências obteve êxito, no entanto, a produção do cotidiano das turmas de física não se retratou inteiramente no projeto da disciplina apresentado a comunidade e, assim como o projeto não se integrou totalmente nas aulas de física. Podemos também destacar a felicidade dos estudantes na participação do evento.
Descrição: PEREIRA, J. F. As feiras de ciências e a relação com o cotidiano escolar: relato de uma experiência. 2020. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22185
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseane Freire Pereira.pdfPDF - Joseane Freire Pereira.pdf2.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito.pdf277.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.