Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22189
Título: Avaliação heurística de um redesign orientado pelas diretrizes do gaia de uma aplicação mobile para crianças e adolescentes com transtorno de espectro autista
Autor(es): Borges, Savio Gustavo da Nobrega
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista (TEA)
Redesign
Acessibilidade
Data do documento: 26-Nov-2019
Resumo: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma síndrome dentro dos Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) que afeta três aspectos do desenvolvimento humano: as habilidades sociais, de comunicação e de interesse. Estima-se que, no Brasil, 2 milhões de pessoas apresentem características dentro do Espectro do Autismo. As atuais pesquisas sobre tecnologias digitais que auxiliam no tratamento de pessoas com TEA têm demonstrado resultados persistentes no sentido de comprovar os benefícios das mesmas para o desenvolvimento de competências comunicativas, cognitivas, sociais e emocionais. Tomando por base a Engenharia Cognitiva, a qual foi desenvolvida com o propósito de utilizar conhecimento da Ciência Cognitiva, Psicologia Cognitiva e fatores humanos para entender os processos cognitivos humanos, no intuito de entender os princípios fundamentais da ação e desempenho humano relevantes para o desenvolvimento de princípios de design e elaboração de sistemas que sejam agradáveis de usar e que engajem os usuários de forma prazerosa durante a interação com o sistema; o presente trabalho analisou o design de uma aplicação mobile, “Agenda DIA”, antes e após o redesign desta orientado pelas diretrizes do Guia de Acessibilidade de Interfaces web focado em aspectos do Autismo (GAIA), sob a luz das heurísticas propostas. Os resultados apontam que, apesar da versão das interfaces da “Agenda DIA” após a adoção das diretrizes do GAIA terem um nível de sucesso superior ao da versão anterior ao redesign, não foi possível rejeitar a hipótese nula, de igualdade entre as proporções. Assim, não há evidências para dizermos que as duas versões da agenda DIA apresentam diferença significativa, mesmo depois do redesign.
Descrição: BORGES, S. G. N. Avaliação heurística de um redesign orientado pelas diretrizes do gaia de uma aplicação mobile para crianças e adolescentes com transtorno de espectro autista. 2019. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22189
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Savio Gustavo da Nobrega Borges.pdfPDF - Sávio Gustavo da Nóbrega Borges3.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.