Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22191
Título: A importância do ensino de estatística na educação básica
Autor(es): Araújo, Amanda Borburema
Palavras-chave: Ensino de estatística
Matemática
Educação básica
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: A matemática constitui-se de três eixos norteadores sendo eles: Álgebra, Geometria e Tratamento da Informação. A Álgebra se refere à abstração dos cálculos, a Geometria analisa as formas planas e espaciais e o Tratamento da Informação desenvolve no aluno o senso crítico e a capacidade de analisar e compreender as informações que chegam até nossas casas. Saber ler e analisar textos em diferentes linguagens, ser capaz de coletar e organizar dados e estabelecer relações entre os dados são habilidades básicas que o Tratamento da Informação proporciona. O presente trabalho trata sobre o ensino de estatística na educação básica, e tem como objetivo geral mostrar a importância do ensino de estatística durante a educação básica, uma vez que contribui para o desenvolvimento do cidadão, que passa a analisar com mais criticidade as informações e dados que chegam até ele. Os objetivos específicos buscam analisar como os alunos interagem com a leitura, interpretação e representações gráficas no processo de aprendizagem de estatística e identificar a capacidade do aluno de agir criticamente sobre qualquer informação de origem estatística. A pesquisa é do tipo qualitativa e quantitativa, utilizando como instrumento de pesquisa o questionário composto de duas partes aplicado aos alunos da primeira série do ensino médio em uma escola do município de São Mamede. Durante a análise dos resultados ficou diagnosticado que, no que compete a algumas habilidades básicas como analisar gráficos e tabelas os alunos apresentaram grandes dificuldades, e este estudo servirá de estímulo para estudos futuros. Através do instrumento utilizado chegou ao resultado de que os alunos reconhecem a importância do estudo desse bloco para o seu desenvolvimento crítico.
Descrição: ARAÚJO, A. B. A importância do ensino de estatística na educação básica. 2019. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22191
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Borburema Araújo.pdfPDF - Amanda Borburema Araújo659.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.