Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22193
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dutra, Biânia Karinne Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-29T17:38:12Z | - |
dc.date.available | 2020-07-29T17:38:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-05 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22193 | - |
dc.description | DUTRA, B. K. M. O uso da calculadora como ferramenta pedagógica no ensino e aprendizagem de matemática. 2019. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho parte do suposto de que na escola, à respeito da disciplina de Matemática, deve em suas aulas incluir o uso da calculadora como incremento no processo pedagógico e reconhecê-la como um recurso estratégico que pode ser utilizado no ensino e na aprendizagem, para que haja um impulso no desenvolvimento dos alunos nessa ciência, possibilitando assim, uma melhor qualidade no aprendizado dos conteúdos e permitindo aos alunos um aprendizado investigativo, exploratório e menos cansativo. A problemática abrangendo a pesquisa percorre pelo argumento das possibilidades que a calculadora oferece no ensino de Matemática, em contrapartida a preocupação que o uso excessivo desta ferramenta não impeça os cálculos mentais. É levantado que o dispositivo pode ser trabalhado em variados conteúdos e como em diferentes enredos, tendo como princípio incentivador o fato de que essa ferramenta já é um recurso presente no cotidiano dos comércios, indústrias, casa, escola. A proposta para este estudo é buscar desmistificar o pensamento contrário ao uso da calculadora, mostrando suas potencialidades e contribuições na melhoria do ensino da Matemática. A presente pesquisa foi embasada por diferentes autores, entre eles Selva e Borba (2010), Van de Walle (2009), os quais enfatizam a necessidade da inserção da calculadora como ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A metodologia que sustenta este trabalho possui abordagem qualitativa com o método fundamentado em uma pesquisa bibliográfica por meio de uma pesquisa documental acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Como resultados percebeu-se que recursos tecnológicos, especificamente a calculadora podem trazer contribuições para o ensino Matemático, mostrando-se como ferramenta que pode auxiliar o professor em suas aulas dentro de um planejamento adequado e produtivo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Esp. Sergio Morais Cavalcante Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Calculadora | pt_BR |
dc.title | O uso da calculadora como ferramenta pedagógica no ensino e aprendizagem de matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Biânia Karinne Medeiros Dutra.pdf | PDF - Biânia Karinne Medeiros Dutra | 785.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.