Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22197
Título: Problemas com a distribuição dos recursos hídricos e exposição de dados da cidade de Patos- PB
Autor(es): Diniz, Edmarques Nunes dos Santos
Palavras-chave: Recursos hídricos
Sistema de abastecimento de água
CAGEPA
Perda de água
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho busca conhecer os motivos que influenciam na distribuição da quantidade de água, uma vez que existe um valor fixo de água para abastecer a cidade de Patos- PB, porém quando chega para consumo o valor determinado inicialmente é alterado pois ocorre uma perda, causando altas perdas de água para a cidade. Assim, objetiva-se analisar as perdas de água ocorrida desde 2015 até 2018, comparando os valores fixo de água liberada com o valor que chaga até a população, além de expor as médias anuais das perdas de água da cidade de Patos, PB. A metodologia utilizada neste trabalho é pesquisa bibliográfica e quantiqualitativa, na qual foi realizada a coleta de dados por meio de uma entrevista semiestruturada com o gerente da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (CAGEPA) da cidade onde foram analisadas tabelas fornecidas pela CAGEPA. Com a análise de cada tabela forma coletados dados em relação à distribuição de água na cidade de Patos, fazendo comparações com os números que representa a quantidade de água que deveria chegar, com a que realmente e consumida pela população, por meio de gráficos comparativos que mostram o tamanho das perdas de água, causadas por quebra de equipamento, fraudes, desvios e entre outros problemas que influenciam n. Percebe-se que, a CAGEPA não medem as perdas de água tratada de maneira consistente e periódica, o que ocasiona numa falta de práticas que reduzam esses danos onde, cada vez mais, tende o crescimento dessas perdas. Além de ser um recurso natural e não renovável bastante escasso em nossa cidade, desprovida de chuvas, recursos hídricos e falta de saneamento básico.
Descrição: DINIZ, E. N. S. Problemas com a distribuição dos recursos hídricos e exposição de dados da cidade de Patos - PB. 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22197
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edmarques Nunes dos Santos Diniz.pdfPDF - Edmarques Nunes dos Santos Diniz1.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.