Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22206
Título: Evasão no curso de licenciatura em matemática da UEPB Campus VII
Autor(es): Guerra, Lucas Souza
Palavras-chave: Evasão universitária
Ensino superior
Licenciatura em matemática
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: A evasão universitária representa um grande desafio para as instituições de ensino superior, no entanto, pesquisas para indicar as causas desses problemas ainda são escassas. Dados mostram que nem todas as instituições conhecem o que ocasiona a evasão universitária, sendo as universidades públicas onde menos se tem estudos que abordem esta temática. Por exemplo, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), apesar de ser conhecido o fenômeno da evasão, poucos estudos abordam sobre tal ocorrência. Em vista da produção e discussão escassa sobre a temática, este trabalho tem como objetivo principal identificar os principais fatores que levam a evasão na opinião dos alunos do curso de Matemática da Universidade Estadual da Paraíba - Campus VII. A pesquisa foi realizada a partir de uma de abordagem quanti-qualitativa utilizando questionário semi estruturado como meio principal de coleta de dados. Para obtenção de resultados foi aplicado um questionário para quatro turmas, duas iniciando o curso e duas terminando em ambos os turnos. A partir do levantamento bibliográfico sobre o tema elencamos os seguintes fatores para analisar as possíveis causas para evasão: 1) opção de entrada; 2) trabalho; 3) viagens diárias e cansaço; 4) problemas internos do campus como estrutura e por fim; 5) dificuldades para acompanhar conteúdo. Os resultados obtidos apontam para um fenômeno multifacetado. Ou seja, o fenômeno da evasão envolve um conjunto de motivações, sendo as mais relevantes justamente aquelas que trazem uma especificidade ao próprio Campus. Segundo os alunos um dos principais motivos seria a localização do campus versus moradia / transporte; em seguida temos a questão da conciliação com o trabalho, em terceiro teríamos a desmotivação em relação ao curso. O trabalho por fim se mostrou importante por trazer as principais causas de evasão a partir da opinião dos alunos, trazendo também uma reflexão dos desafios institucionais envolvidos com a problemática.
Descrição: GUERRA, L. S. Evasão no curso de licenciatura em matemática da UEPB Campus VII. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22206
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Souza Guerra.pdfPDF - Lucas Souza Guerra1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.