Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22210
Título: O jogo e o seu lugar na aprendizagem matemática
Autor(es): Olinto, Vinicius Santana
Palavras-chave: Educação matemática
Jogos
Ensino-aprendizagem
Ensino da matemática
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: O presente artigo foi elaborado a partir da problemática do ensino da matemática nos anos finais do ensino médio e da necessidade surgida em minimizar as dificuldades apresentadas pelos alunos na aprendizagem das operações fundamentais. Utilizando como tema: “O jogo e o seu lugar na aprendizagem matemática”, tendo como objetivo estimular o gosto pela disciplina de Matemática, alterando a rotina com atividades diversificadas, visando aumentar a motivação, concentração e aprendizagem dos conteúdos da disciplina através da elaboração de jogos matemáticos e utilização dos mesmos em sala. Consta de uma pesquisa teórica e uma experiência didática realizada com 17 alunos de uma turma de 3º ano do ensino médio, em uma escola da rede estadual de ensino, situada no município de Patos – Paraíba. Para atingir os objetivos do estudo foi construído pelos estudantes jogos matemáticos que os auxiliassem na aprendizagem das quatro operações básicas da matemática. Diante disso, aplicamos maneiras e técnicas que nos auxiliassem a chegar nos resultados obtidos pela pesquisa. A coleta de dados foi feita através de um questionário, e por meio de observações feitas no decorrer das aulas. Desta maneira, foi possível constatar as vantagens da utilização dos jogos como uma metodologia de ensino.
Descrição: OLINTO, V. S. O jogo e o seu lugar na aprendizagem matemática. 2019. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22210
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vinicius Santana Olinto.pdfPDF - Vinicius Santana Olinto822.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.