Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22211
Título: Dimensionamento da equipe de enfermagem e os impactos causados às práticas assistenciais: Revisão integrativa
Autor(es): Diniz, Danyelle Dayse de Souza
Palavras-chave: Equipe de Enfermagem
Administração hospitalar
Recursos humanos de enfermagem
Gestão em saúde
Data do documento: 25-Mai-2020
Resumo: Introdução: O dimensionamento de enfermagem tem por finalidade a previsão da quantidade de funcionário por categoria para suprir as necessidades de assistência de enfermagem. Para que o trabalho da enfermagem possa ser realizado com qualidade é necessário que o enfermeiro disponha de ferramentas que auxiliem na gestão dos espaços assistenciais, assim como na gestão das equipes e dos cuidados prestados aos usuários do serviço. Objetivos: identificar como o Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem é realizado nos serviços de saúde, bem como conhecer os instrumentos mais utilizados e se o dimensionamento encontrado no cotidiano dos profissionais de enfermagem está adequado para favorecer uma assistência de qualidade. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, e Google Acadêmico. Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde: Dimensionamento; Administração hospitalar; Recursos Humanos de Enfermagem; e Gestão em Saúde associados ao operador booleano AND. Incluiu-se na amostra artigos publicados entre os anos de 2015 e 2020. Dentre os 475 estudos encontrados, foram selecionados 6 artigos, foi realizada como estratégia para seleção, a leitura do título e resumo, quando a leitura do título e resumo não eram suficientes, procedeu-se a leitura na íntegra da pesquisa. Excluíram-se da amostra aqueles que se encontravam em duplicidade nas bases, fora do período selecionado e os que não atingiam o objetivo deste estudo. Resultados: Dos estudos apenas um artigo não demonstra subdimensionamento de pessoal de enfermagem, Cinco artigos evidenciaram que nos locais de estudo existe um subdimensionamento principalmente de enfermeiros. Conclusão: O artigo evidenciou a necessidade da aplicação cotidiana do dimensionamento de acordo com as características dos serviços, sendo fator relevante para uma prática assistencial adequada, tendo em vista os diversos eventos adversos causados pelo subdimensionamento tanto para o paciente como para os profissionais de enfermagem.
Descrição: DINIZ, D. D. de S. Dimensionamento da equipe de enfermagem e os impactos causados às práticas assistenciais: Revisão integrativa. 2020. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação de Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22211
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Danyelle Dayse de Sousa DinizPDF- Danyelle Dayse de Sousa Diniz525.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.