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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22212
Título: | Um estudo sobre as compreensões de área e perímetro através de problemas |
Autor(es): | Silva, Maiara Moreira da |
Palavras-chave: | Ensino da matemática Ensino de geometria Resolução de problemas Modelagem matemática |
Data do documento: | 1-Abr-2020 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de como ensinar os conceitos relacionados à área e perímetro através da metodologia de Resolução de Problemas. Para isso, apoiamo-nos na teoria de Onuchic (1999, 2004, 2011, 2013), Biembengut (2011) e Henriques e Silva (2019) e propomos alguns problemas. Em alguns destes é introduzido o uso da Modelagem Matemática. Sabemos que, uma das dificuldades dos alunos, que com frequência observamos nas intervenções e regências na sala de aula ao fazer parte do Programa da Residência Pedagógica, 2019, é a confusão entre as ideias de área e perímetro. Trabalhando na regência/intervenção em sala de aula os conceitos de área e perímetro através da Resolução de Problemas pudemos verificar que, os alunos tiveram mais autonomia na formação do seu conhecimento e a aprendizagem foi verificada através de diferentes resoluções dos problemas e uma participação ativa dos mesmos em sala de aula. Este trabalho contribuiu muito para a formação da pesquisadora, futura professora de matemática, mostrando que há vários caminhos para se ensinar Matemática. |
Descrição: | SILVA, M. M. Um estudo sobre as compreensões de área e perímetro através de problemas. 2019. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22212 |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
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