Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22213
Título: Caracterização sócio espacial dos municípios inseridos no seridó ocidental da Paraíba
Autor(es): Lopes, Mayara Aline Vieira
Palavras-chave: Seridó Ocidental Paraibano - SOCPB
Desenvolvimento sustentável
Semiárido paraibano
Desenvolvimento socioeconômico
Data do documento: 14-Nov-2019
Resumo: O Seridó Ocidental Paraibano encontra-se dentro de um recorte territorial historicamente marcado por fragilidade econômica e ambiental, localizado ao norte do Rio Grande do Norte ao sul do Cariri ocidental, a leste do Seridó oriental e a oeste da mesorregião da Borborema. Compõe 06 (seis) municípios e faz parte da região do semiárido nordestino. O objetivo deste trabalho é apresentar através de dados coletados nos anos de 1991, 2000 e 2010, o levantamento do quadro real em que se encontram os municípios estudados e acompanhar nas três décadas, assim como estabelecer subsídios para a formulação de banco de dados voltados à gestão sócio administrativa. A pesquisa foi baseada em estudos preexistentes e coleta de dados oficiais do IBGE, IPEA, Atlas do Desenvolvimento Humano e DataSUS. Para visualização e edição dos dados georreferenciados foram utilizados o Excel e Qgis, onde se verificou o crescimento continuo dos municípios e a diferença entre espaço territorial, importância econômica e qualidade de vida. Entre os seis municípios destacam-se Santa Luzia no aspecto econômico e Várzea no desenvolvimento de indicadores sociais, contradizendo as expectativas para a região.
Descrição: LOPES, Mayara. Caracterização sócio espacial dos municípios inseridos no seridó da Paraíba.2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22213
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAYARA ALINE VIEIRA LOPES.pdfMAYARA ALINE VIERA LOPES.pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO..jpegTERMO DE DEPÓSITO..jpeg141.6 kBJPEGVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.