Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22220
Título: Variação lexical dos conceitos "marido enganado" e "prostituta" no município de Mari
Autor(es): Silva, Daniel Dos Santos
Palavras-chave: Língua falada
Dialetologia
Variação lexical
Sociolinguística
Comportamentos sociais
Data do documento: 16-Dez-2019
Resumo: Este trabalho procurou estudar as ocorrências das variações linguísticas de caráter lexical no Município de Mari, identificando e mapeando variantes lexicais de duas variáveis e estabelecendo critérios de comparações entre os falantes da cidade e do sítio, bem como entre o sexo e faixas etárias diferentes dos entrevistados. Foram delimitados dois conceitos (marido enganado e prostituta), presentes no Questionário Semântico-lexical (QSL) do Atlas Linguístico do Brasil (ALiB). É uma pesquisa de cunho dialetal, na qual se buscou catalogar e comparar dados de fala, registradas por meio de uma pesquisa de campo, a qual apontará alguns fatores sociais que influenciam nas ocorrências dessas variantes lexicais. Baseia-se em estudos dialetológicos como os de Cardoso (2010) e França Neto (2018). Os resultados do presente trabalho contribuem para a elaboração de futuros trabalhos qualitativos e de análise do discurso acerca dessa região e também na comparação de dados com outras regiões.
Descrição: SILVA, D. dos S. Variação lexical dos conceitos "marido enganado" e "prostituta" no município de Mari. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22220
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivo do TCC DANIEL DOS SANTOS SILVA-4.pdfPDF - Daniel dos Santos Silva2.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito683.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.