Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22224
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ana Maria Felipe | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-07T00:24:30Z | - |
dc.date.available | 2020-08-07T00:24:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22224 | - |
dc.description | SANTOS, A. M. F. Tessituras sobre o estágio supervisionado no curso de pedagogia/UEPB/Campus I. 2019. 42 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva analisar as contribuições do Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no Campus I. Para tanto, traz um breve histórico sobre a Pedagogia e sua institucionalização no Brasil. Em seguida, busca compreender a estrutura e contribuição dos Estágios Supervisionados nas licenciaturas e posteriormente faz um recorte dessa linha de pensamento para os Estágios Supervisionados da UEPB, no curso de Pedagogia, Campus I. Com efeito, esse objeto de estudo surgiu mediante observações e reflexões realizadas em campo de Estágio durante o curso de Pedagogia. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e foi realizada através da plataforma online: Formulários Google, através de link disponibilizado através das redes sociais (Facebook, Messenger e WhastsApp) para alunos do curso de Pedagogia, professores de Estágio e gestores escolares das unidades que recebem estagiários, num total de vinte e oito contribuintes. Através desta pesquisa obteve-se os seguintes resultados: a carga horária dos Estágios é satisfatória e os Estágios Supervisionados contribuem significamente na formação docente; há dificuldades na realização das atividades do Plano de Estágio e também há resistência para receber os estagiários nas instituições de ensino. Por fim, atinge-se, através do estágio vivência, ainda que rápida com pessoas com deficiência, e isso é positivo na formação do Pedagogo. Os relatórios ao final do componente curricular de Estágio Supervisionado, além de sistematizarem a vivência, provocam reflexão sobre esta e suas contribuições para a vida profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Tessituras sobre o estágio supervisionado no curso de pedagogia/UEPB/Campus I | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-ANA MARIA FELIPE SANTOS.pdf | 617.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.