Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Jariangela de Souza-
dc.date.accessioned2020-08-11T00:48:40Z-
dc.date.available2020-08-11T00:48:40Z-
dc.date.issued2019-06-19-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22232-
dc.descriptionBARBOSA, J. de S. A casa da madrinha: uma crítica à educação na obra de Lygia Bojunga Nunes. 2019. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo discutir a importância da narrativa infanto-juvenil A Casa da Madrinha (1978), de Lygia Bojunga Nunes, para a formação humana das crianças e dos adolescentes. A análise, por um lado, busca demonstrar como as práticas pedagógicas dissociadas do contexto social do aluno dificultam o seu desenvolvimento emocional e intelectual, com implicações fundamentais no aspecto psicológico; por outro, procura apontar o papel relevante da literatura para esta fase do desenvolvimento humano. Logo, o ensino de literatura deve proporcionar a criticidade e a reflexão ao aluno-leitor sobre sua própria realidade interior e exterior. Dificultar e/ou restringir a leitura literária de textos ficcionais orais ou escritos, populares ou clássicos pode mutilar inapelavelmente a personalidade em formação segundo Candido. O livro de Bojunga oferece ao jovem leitor importantes indicações e sugestões para a construção da resiliência, da consciência do próprio valor, bem como para o enfrentamento positivo dos dilemas e medos interiores em um contexto adverso. Muito se tem criticado o aspecto formador da literatura, apontando-o como instrumento de controle e dominação. Todavia, não se deve esquecer que não somente do mau uso vive esta prerrogativa do texto literário. A casa da madrinha é uma prova disto. Para o embasamento desta discussão, foram consideradas as contribuições de Candido (2004), Cademartori (2010), Todorov (2012) e Meireles (1984).pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Dra. Rosângela Maria Soares de Queirozpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.titleA casa da madrinha: uma crítica à educação na obra de Lygia Bojunga Nunespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JARIANGELA DE SOUZA BARBOSA.pdf427.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.