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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22232
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barbosa, Jariangela de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-08-11T00:48:40Z | - |
dc.date.available | 2020-08-11T00:48:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22232 | - |
dc.description | BARBOSA, J. de S. A casa da madrinha: uma crítica à educação na obra de Lygia Bojunga Nunes. 2019. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo discutir a importância da narrativa infanto-juvenil A Casa da Madrinha (1978), de Lygia Bojunga Nunes, para a formação humana das crianças e dos adolescentes. A análise, por um lado, busca demonstrar como as práticas pedagógicas dissociadas do contexto social do aluno dificultam o seu desenvolvimento emocional e intelectual, com implicações fundamentais no aspecto psicológico; por outro, procura apontar o papel relevante da literatura para esta fase do desenvolvimento humano. Logo, o ensino de literatura deve proporcionar a criticidade e a reflexão ao aluno-leitor sobre sua própria realidade interior e exterior. Dificultar e/ou restringir a leitura literária de textos ficcionais orais ou escritos, populares ou clássicos pode mutilar inapelavelmente a personalidade em formação segundo Candido. O livro de Bojunga oferece ao jovem leitor importantes indicações e sugestões para a construção da resiliência, da consciência do próprio valor, bem como para o enfrentamento positivo dos dilemas e medos interiores em um contexto adverso. Muito se tem criticado o aspecto formador da literatura, apontando-o como instrumento de controle e dominação. Todavia, não se deve esquecer que não somente do mau uso vive esta prerrogativa do texto literário. A casa da madrinha é uma prova disto. Para o embasamento desta discussão, foram consideradas as contribuições de Candido (2004), Cademartori (2010), Todorov (2012) e Meireles (1984). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Rosângela Maria Soares de Queiroz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
dc.title | A casa da madrinha: uma crítica à educação na obra de Lygia Bojunga Nunes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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